EVENTOS

AGENDA



Apresentação Pública - Comissão de Admissão

A apresentação será na SALA 05 no dia 04 de agosto de 2017 às 18h30.
 
A Apresentação Pública é um dispositivo do processo de Admissão de novos membros ao Departamento.
 
 - Maria Helena Fernandes

Caso Clínico: UM NINHO PARA O SEGREDO: Reflexões sobre o manejo transferencial na anorexia e na bulimia
Resumo: A partir da apresentação do caso clínico de uma jovem de 23 anos – Lígia – pretendo enfatizar dois aspectos muito presentes na clínica da anorexia e da bulimia, a dificuldade de percepção das sensações corporais e a dificuldade de diferenciação da figura materna, para, deste modo, refletir a respeito das vicissitudes do manejo clínico diante da complexidade dessas patologias. Pois, nessa clínica, somos frequentemente confrontados a três diferentes desafios: aquele de gerenciar as angústias de separação, com sua oscilação entre intrusão e abandono, aquele de garantir o desenvolvimento de uma função psíquica de para-excitação, protetora, mediadora e libidinizadora e também aquele de levar em conta o corpo e a palavra, em sua intimidade mútua, no manejo da relação transferencial. A meu ver, o estudo de entidades clínicas complexas mostra-se útil na medida em que estas podem contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a especificidade do instrumental clínico psicanalítico, com seus limites e suas possibilidades.

 

Contamos com sua presença,

Comissão de Admissão - biênio 2017/2019

Ana Claudia Ayres Patitucci, Denise Maria Cardoso Cardellini, Liliane de Barros Vaz Guimarães Mendonça, Maria Cristina Petry Barros Martinha, Maria Cristina T. Prandini, Roberto da Costa Moraes Villaboim, Rodrigo Gonçalves Blum e Solange Maria Santos Oliveira.

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site podem ser utilizadas desde que incluídos os créditos ao Depto de Psicanálise e aos seus autores.
id09232017095056000000000000