EVENTOS

AGENDA



MANIFESTO PELO DIREITO DE VIVER

 

O Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae vem a público juntar-se, em uníssono, a todas as instituições democráticas - profissionais e da sociedade civil - contra os desmandos e desgovernos aos quais estamos sujeitados neste momento trágico da pandemia de Covid-19.

 

Desde o início da disseminação do vírus entre nós, vimos sendo obrigados a suportar a ausência de compostura ético-política, bem como a ausência de liderança consequente, deste governo federal que demonstrou - como em tudo o mais que vem causando de nefasto em seu tempo de ocupação do Palácio do Planalto - um desprezo genocida pelas brasileiras e brasileiros.

 

No dia 02 de março último, num ato de profunda agressão à dor e ao luto que toma o País, o presidente em exercício se ocupou em promover a realização de um "almoço alegre e bem descontraído" em Brasília, com diversos políticos de sua base, enquanto vários estados da federação já se encontravam em situação de colapso no atendimento à saúde; tal repasto é uma imagem inequívoca da desqualificação de todo o sofrimento associado à morte de 1.726 pessoas naquela mesma data, bem como de todas as providências efetivas para a aquisição de vacinas e reforço das medidas preventivas contra a propagação do vírus.

 

Não podemos mais tolerar nenhum dia com tal modo de tratar os milhões de cidadãs e cidadãos do nosso país. Não podemos mais aceitar a zombaria dos poderes constituídos sobre nossa desgraça mantendo-se nos cargos que ocupam, atendendo eficientemente a interesses contrários e destruidores da Nação; não podemos mais aceitar a cumplicidade de poderes legitimados resguardando, sob silêncios criminosos, o fracasso de governabilidade que nos assola. Não podemos mais esperar a inércia calculista e eleitoreira da oposição, desperdiçando nosso tempo precioso sem organizar a defesa substancial promulgada na Constituição Brasileira que pede liderança de um projeto imediato com atitudes positivas e firmes a favor do seu povo, efetivando a destituição dessa família Bolsonaro e sua equipe de incompetentes!

 

Nós, membros, deste Departamento, nos colocamos frontalmente contrários à leniência dos poderes reguladores das forças e representações do Estado na medida em que, diante da situação grave que o país enfrenta, não estão mantendo atitudes à altura da urgência nos encaminhamentos e soluções requeridos pela saúde, segurança e bem-estar de seus cidadãos. Descasos, desmandos e indiferença geram cada vez mais dor, desesperança e sofrimento ao povo brasileiro; como psicanalistas, temos noção do alcance traumático dessa destruição na vida daqueles que mesmo sobrevivendo terão de levar pelo resto de suas existências as consequências psíquicas das perdas de vidas que poderiam ter sido evitadas e das mortes agonizantes de seus entes amados. 

 

Cada comunidade indígena, quilombola, cada pequena vila dos interiores deste enorme território, cada cidade arcará com os restos nefastos acumulados incessantemente nas nossas vidas por decorrência deste que é um dos piores presidentes amargados pela nossa Nação.

 

Estamos junto à parcela da população brasileira que exige e aguarda providências imediatas para aquisição e distribuição de vacinas contra a Covid-19, consonante com todas as orientações epidemiológicas de preservação de vida com saúde e para todos os cidadãos do País. 

 

Conselho de Direção
gestão 2021/2023
 
Departamento de Psicanálise

Instituto Sedes Sapientiae

São Paulo 08/03/2021


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04192024035600203035146003