EVENTOS

AGENDA



Apresentação Pública - Comissão de Admissão

A apresentação será na SALA 05 no dia 12 de maio de 2017 a partir das 18h00.
 
A Apresentação Pública é um dispositivo do processo de Admissão de novos membros ao Departamento.
 

Apresentação 1 - Horário: a partir das 18h00

- Claudia Maria Arbex

Caso Clínico: Quero me livrar de Lisa
Resumo: A experiência analítica permite que a paciente se liberte de um condição fusionada e empobrecida. A precariedade de recursos psíquicos vai dando lugar à descoberta gradual daquilo que traz satisfação e enriquecimento, a partir do contato com a própria história, das re-significações de cenas e marcas, da construção de um novo lugar no qual pode se ver e estar.
Do desespero ao desejo, da rigidez à fluidez, do gelo ao calor, essa paciente caminha fazendo pontes no processo de análise, passando pela dor intensa do que vê em si, e do que não quer ver. Seu pedido inicial percorre todo o trabalho: "quero me livrar de Lisa".

 

Apresentação 2 - Horário: a partir das 19h30 

- Waleska Aparecida Martins de Oliveira Ribeiro

Caso Clínico: Era uma vez um menino... Da emergência da angústia à possibilidade de uma nova narrativa histórica
Resumo: Era uma vez um menino chamado Pedro que, no decorrer de sua vida, precisou construir defesas poderosas - especialmente de ordem obsessiva - para dar conta de uma história em que predominavam muitas situações traumáticas. Ora se alienava numa vida virtual, ora se refugiava numa atividade frenética, evitando pensar e sentir.
Suas defesas funcionaram relativamente bem, até o momento em que é convocado a tomar decisões que implicariam em grandes mudanças em sua vida. Então, o pânico se instala. Pedro é jogado no mais profundo desamparo, evidenciando o precário mundo simbólico que ele construíra até então, mas que, de alguma forma, lhe dava sustentação. Pedro temia as mudanças, bem como a morte. Essas crises agudas de angústia foram determinantes para que ele procurasse ajuda e pudesse se questionar e pensar sobre suas escolhas e sua história, em busca de um sentido para o sonhado e para o vivido.
Por meio da narrativa construída na análise, sua história finalmente irá ganhar nova inscrição simbólica, menos ameaçadora e mais apaziguadora.

 

Contamos com sua presença,

Comissão de Admissão - biênio 2017/2019

Ana Claudia Ayres Patitucci, Denise Maria Cardoso Cardellini, Liliane de Barros Vaz Guimarães Mendonça, Maria Cristina Petry Barros Martinha, Maria Cristina T. Prandini, Roberto da Costa Moraes Villaboim, Rodrigo Gonçalves Blum e Solange Maria Santos Oliveira.

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04252024133553187041141003