EVENTOS

AGENDA



Apresentação Pública - Comissão de Admissão

A apresentação será na SALA 06 no dia 02 de junho de 2017 a partir das 18h00.
 
A Apresentação Pública é um dispositivo do processo de Admissão de novos membros ao Departamento.
 

Apresentação 1 - Horário: a partir das 18h00

- Daniela de Andrade Athuil Galvão de Souza

Caso Clínico: Mater incerta: (des)caminhos entre o querer e o tornar-se mãe
Resumo: Sabemos o quão complexo é compreender os determinantes inconscientes do desejo por um filho. Sabemos também que o uso das Tecnologias Reprodutivas são produtoras de transformações que vão muito além do campo biológico. No caso de Joana, a mãe, a inseminação artificial adquire o estatuto de segredo. O pedido inicial de análise, tal como é apresentado, desdobra-se numa trama familiar que antecede o momento de concepção e nascimento, e coloca em dúvida, num primeiro momento, quem poderá ocupar o espaço de análise. É em torno desse movimento de ocultamento e revelação de algo que diz respeito à origem e à filiação, que se constrói um espaço analítico e que se forma a dupla analista/paciente.

 

Apresentação 2 - Horário: a partir das 19h30 

- Debora Pereira do Rego Felgueiras

Caso Clínico: Outras escutas: reverie, flashes oníricos de vigília e enactment
Resumo: Apresentação de um caso com uma problemática narcísico-identitária no qual a possibilidade de ser foi tecida a partir de construções em análise de uma narrativa do traumático. Narrativa essa que se deu muitas vezes por meio de identificações projetivas e de seus desdobramentos tais como reveries, flashes oniricos de vigilia e enactment.

 

Contamos com sua presença,

Comissão de Admissão - biênio 2017/2019

Ana Claudia Ayres Patitucci, Denise Maria Cardoso Cardellini, Liliane de Barros Vaz Guimarães Mendonça, Maria Cristina Petry Barros Martinha, Maria Cristina T. Prandini, Roberto da Costa Moraes Villaboim, Rodrigo Gonçalves Blum e Solange Maria Santos Oliveira.

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04192024174153250156145003