EVENTOS

AGENDA



Apresentação Pública - Comissão de Admissão

A apresentação será na SALA 104 no dia 19 de outubro de 2018 a partir das 18h00.
 
A Apresentação Pública é um dispositivo do processo de Admissão de novos membros ao Departamento.
 

Apresentação 1 - Horário: às 18h00

- Maria Lucia Paiva

Caso Clínico: O tempo na elucidação clínica
Resumo: Há 20 anos, Antônia encerrava sua análise pessoal e deixava para mim a tarefa de entender o que se passara naqueles três anos que ela estivera em análise. Era notório que Antônia havia aproveitado a análise. Os sintomas de apatia e impotência frente à própria vida que haviam se consolidado após a morte de sua irmã, já não se faziam tão presentes ao final processo. Entretanto, atendê-la foi um desafio, pois o seu estado melancólico proporcionava uma sonolência que limitava minha escuta analítica e, consequentemente, restringia o desenrolar de sua análise. Passados esses anos, revisitando as sessões transcritas na época, foi possível elucidar a minha contratransferência. Havíamos estabelecido uma Aliança Inconsciente a partir de traço único identificatório que nos ligava. Um novo entendimento para as questões da paciente e algumas elaborações a respeito do que poderia ter sido trabalhado, na época, e que não foi possível, é discutido na apresentação desse caso clínico.

 

Apresentação 2 - Horário: às 19h30 

- Camila Munhoz

Caso Clínico: A Análise se dá Onde o Paciente Está
Resumo: Penso que o encontro entre duas pessoas em que uma delas é um psicanalista é, antes de tudo, um encontro. Que mobiliza afetos, ideias e sonhos de lado a lado. Vejo a análise como um processo que se origina nesse encontro, mas que o transcende. A partir dessas ideias, apresentarei brevemente a análise de Flávia, e mais longamente a de Ludimila, para refletir sobre qual o lugar do analista em uma análise e qual o lugar da análise na vida de quem se entrega a ela.

 

Contamos com sua presença,

Comissão de Admissão - biênio 2017/2019
Ana Claudia Ayres Patitucci, Denise Maria Cardoso Cardellini, Liliane de Barros Vaz Guimarães Mendonça, Maria Cristina Petry Barros Martinha, Roberto da Costa Moraes Villaboim, Rodrigo Gonçalves Blum, Silvia Maria de Moraes Gonçalves e Solange Maria Santos Oliveira


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site podem ser utilizadas desde que incluídos os créditos ao Depto de Psicanálise e aos seus autores.
id10232018161549000000000000