EVENTOS

AGENDA



Evento Georges Gaillard: Aparelhagens psíquicas, destrutividade e Kulturarbeit. Elementos para uma clínica da instituição.

 

 

- Programação

 

- Ficha de Inscrição

 

Psicanalista, membro do Quarto Grupo Organização Psicanalítica de Língua Francesa e Livre Docente pela Universidade Lumière Lyon 2 na França, Georges Gaillard tem se dedicado a pesquisar as ligações entre registros intrapsíquicos, intersubjetivos e trans- subjetivos, nas instituições de saúde e de assistência social.


Para analisar as dimensões transsubjetivas do psiquismo e suas repercussões na clínica dos sujeitos, dos grupos e das instituições, Gaillard desenvolveu uma metapsicologia da primazia de Thanatos e suas implicações na clinica de grupos instituídos e da instituição; na clínica dos dispositivos de regulação de grupos instituídos; e na clínica do trauma e das situações extremas.

Nesta conferência, Gaillard abordará as mudanças do metaenquadre que caracterizam a nossa “modernidade tardia” e que resultam em transformações sociais maiores e impactam no conjunto dos componentes da subjetividade: intrapsíquico, intersubjetivo e transsubjetivo.

As instituições de saúde e de trabalho social encontram-se massivamente afetadas por tais transformações, tanto no que diz respeito à realização da tarefa primária (a assistência, o acompanhamento), quanto na construção do “viver junto” (o fazer da equipe). Essas configurações grupais e institucionais serão consideradas e analisadas a partir do princípio da pulsão de morte e do Kulturarbeit, na tentativa de responder:

Como pensar clinica e psicanaliticamente essas configurações? Como sistematizar parâmetros para desenvolver uma clinica da instituição?
 
 

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04192024014132026197058013