EVENTOS

AGENDA



Evento: "O mal-estar na cidade: política e psicanálise"

 

- Programação

 

- Ficha de Inscrição

 

A cidade atravessa um momento bastante complexo, por vezes convulsivo. As manifestações de junho de 2013 trouxeram à tona conflitos que já estavam latentes há muito tempo: as dificuldades de mobilidade, de moradia, a existência de fronteiras de circulação não-ditas, porém muito bem demarcadas, a constante valorização do espaço privado em detrimento do público, entre outros. E como em todo conflito há um jogo de forças, acompanhamos também a violência da resposta de certos setores resistentes às propostas de mudança.

A partir deste contexto, lançamos a pergunta: o quê a Psicanálise tem a dizer sobre a cidade e o vínculo entre os que nela habitam?

Nosso convidado José-Miguel Marinas articula o pensamento de Walter Benjamin, em Trabalho das Passagens, com a psicanálise. Para ele, a cidade pode e pede para ser interpretada. Pensa que os conflitos entre sujeito e civilização propostos por Freud têm atualmente uma dimensão mais radical, dado que apontam para uma falta de legitimação da vida e para processos psicotizantes. A polis é o novo cenário a partir de onde nos questionamos sobre a viabilidade do vínculo político. É tarefa da Filosofia Política em seu diálogo direto com a Psicanálise trazer luz à compreensão desse vínculo.
 
José-Miguel Marinas é professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidad Complutense de Madrid, coordenador do mestrado Psicoanálisis y Teoría de la Cultura e membro de honra do Espace Analytique.

 

 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04202024093711074025144003