PUBLICAÇÕES

 
    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    07 Dezembro de 2008  
 
 
  editorial 
 

Equipe do Boletim

Para este Boletim Online, em 2008 consolidou-se o propósito de fazer circular o pensamento cotidiano de membros, alunos e ex-alunos do Departamento de Psicanálise.

Do próprio Departamento, contamos com matérias sobre a realização da jornada Psicanálise hoje - caminhos da formação e transmissão, o Colóquio sobre Grupos - a experiência clínica e a psicanálise e o 6º Colóquio de Monografias dos alunos do Curso de Psicanálise. Noticiamos as conferências de Sophie de Mijolla e de Laurent Bove, assim como o lançamento do 2º livro do Grupo do Feminino - Interlocuções sobre o feminino na clínica, na teoria, na cultura e também as inquietações cotidianas nos encontros promovidos pelo Grupo Espaço de Trabalho. Do Sedes, as comemorações em torno dos 30 anos e os dois tempos da Jornada da Clínica Psicológica tiveram merecido destaque.

No campo psicanalítico, registramos nossa participação no II Simpósio Subjetividade e AIDS, no VII Encontro Nacional sobre o Bebê, no IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental e na Jornada 2008 Derdic/PUC-SP, mas também as perdas de Emilio Rodrigué, Armando Bauleo, Fernando Ulloa e Arthur Hyppólito de Moura. Do mundo, hoje, lançamo-nos na leitura crítica dos temas da medicalização da infância e da adolescência, assim como publicamos a discussão sobre as novas circunstâncias da tortura, além dos escritos, resenhas de filmes e da indicação de 7 novos livros de autoria de membros do Departamento.

A equipe do Boletim agradece às formações grupais que nos enviaram contribuições ao longo dos 4 números editados neste ano, assim como aos membros do Departamento - Silvia Leonor Alonso, Renato Mezan, Paulo Jeronymo Carvalho, Maria Laurinda Ribeiro de Souza, Gisela Haddad, Maria Elisa Pessoa Labaki, Cristiane Abud, Cleide Monteiro, Maria Angela Santa Cruz, Eloisa Lacerda, Silvana Rabello, Ana Maria Sigal, Alessandra Monachesi Ribeiro, Renata Puliti, Silvia Sinisgalli, David Calderoni, Paula Francisquetti, Maria Auxiliadora Arantes (Dodora), Elaine Armenio, Flávio Ferraz, Mauro Hegenberg e Rita Cardeal -, aos alunos - Fernando da Silveira, João Rodrigo, Claudia Sagula, Liliana Emparan, Déborah de Souza, Paula Perón e Marianna Andrade -, e à colaboradora Lia Fernandes, pela real participação de todos.

Aproveitamos para saudar os leitores pelo produtivo ano, agradecer ao Conselho de Direção 2006-2008 pelo apoio recebido desde a concepção deste informativo, e dar as boas vindas aos integrantes da nova gestão 2008-2010.

Com um caloroso abraço

Equipe Editorial

 
    ESCRITOS
   
 
 

Incarnat: Impressões sobre o espetáculo de dança Incarnat, ode à dor no mundo. [LEIA +]

Por Rubia Delorenzo.

O que vemos e o que nos olha na arte contemporânea: olhar o sonho e o trabalho do sonho. [LEIA +]

Arte contemporânea: o que ela diz? De perto, à distância, duas tópicas. Como fez Sílvia Nogueira, embarque na leitura da obra de Daniel Senise.


 
    NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO
 
 

Assembleia de membros do Departamento de Psicanálise elege novo Conselho de Direção.


Por Natalia Gola.


 

VI Colóquio Interno do Curso de Psicanálise [LEIA +]

Curso de Psicanálise realiza seu VI Colóquio Interno de Monografias. Leia a reportagem das alunas que integraram a comissão organizadora do evento.

 

Grupo de Trabalho e Pesquisa em Psicanálise e Cultura discute contos de David Foster Wallace


O Grupo de Psicanálise e Cultura convida à discussão de contos do talentoso escritor norte-americano.

   
 
 
    NOTÍCIAS DO SEDES
   
 
 

Festa dos 30 anos do Sedes: outros escritos. [LEIA +]

Na edição anterior, o Boletim Online publicou alguns dos escritos. Conheça outros textos apresentados nesse evento de encerramento das comemorações dos 30 anos do Sedes.

Jornada da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae – II . [LEIA +]

Rita Cardeal comenta o 2º tempo da Jornada da Clínica Psicológica - histórias, clínicas e redes da comunidade Sedes.

 
    AGENDA DO DEPARTAMENTO - 2008 / 2009  
 
    NOTÍCIAS DO CAMPO PSICANALÍTICO
 
 

Resenha da Jornada A terapêutica dos vínculos pais/bebê: o ritmo, os sonhos e os pesadelos na música da vida


Eloísa Lacerda resenha a criativa contribuição do psicanalista uruguaio Victor Guerra ao evento científico ocorrido no mês de outubro.

   
 
 
    CINEMA
   
 
 

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: uma viagem pelas vidas humanas.


Lia Fernandes nos convida a ir ao cinema como forma de experimentar o vazio num tempo de excessos.

 
    ENTREVISTA
 
 

Não tem diploma [LEIA +]

A partir de entrevistas realizadas ao lado de Manuela Moreno, Cristina Barczinski articula depoimentos de alunas do Curso de Psicanálise.

   
 
 
    SERVIÇOS
   
 
 

Novos livros de membros, alunos e ex-alunos do Departamento de Psicanálise no acervo da Biblioteca Madre Cristina.




 
 

Equipe Editorial:

Cristina Barczinski, Maria Manuela Moreno, Mario Fuks, Natalia Gola, Rubia Delorenzo, Sílvia Nogueira de Carvalho. Copydesk: Cristina Barczinski. Produção gráfica: I Colori design

 
    Perguntas, sugestões ou comentários? Escreva-nos: boletimpsicanalise@sedes.org.br  

 

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id03292024050006000181173035