PUBLICAÇÕES

 
    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    08 Abril de 2009  
 
 
  editorial 
 

Página 3 do Guia

O semestre já está em plena atividade e podemos fazer chegar a nossos leitores uma quantidade considerável de acontecimentos e produções oriundos do nosso Departamento. Algo deste material tão rico ainda vem do ano passado, como o registro da excelente conferência de Laurent Bove, traduzida por Renato Mezan e transcrita por Lia Pitliuk, possibilitando aos que não puderam comparecer o contato com o pensamento deste autor. Também é o caso do relato do IV Encontro de Psicanálise em Goiânia, promovido em novembro de 2008 pelo GTEP, em parceria com a Clínica Dimensão.

Colegas ligados ao Departamento também se fizeram presentes em outros espaços, como na participação de Mario Fuks no Diálogo Teórico-Clínico sobre Loucuras Histéricas e na coordenação feita pelas alunas Maria Carolina Accioly e Fernanda De Franceschi dos Diálogos sobre as Práticas na Educação Inclusiva. Junto ao Movimento Articulação, que representa uma firme tomada de posição quanto à regulamentação da profissão de psicanalista, Ana Maria Sigal nos mantêm atualizados sobre o rumo das discussões sobre o tema.

Ainda neste número, trazemos as impressões de Sérgio Telles sobre os destinos do feminismo e do feminino no cinema, a reflexão sobre fenômenos da vida contemporânea como a medicalização da infância, tema do texto de Daniela Danesi, e os excessos narcisistas do culto ao corpo, na crônica de Rubia Delorenzo. A equipe do Boletim Online levanta, junto aos cursos do Departamento no Sedes, um panorama das novas turmas do ano de 2009 e da atividade de abertura realizada no Curso de Psicanálise. Para finalizar, convoca a presença de todos para o lançamento de nosso Guia do Departamento de Psicanálise e apresenta aos leitores o percurso do artista plástico León Ferrari, que autorizou o uso da imagem de capa desta nova publicação do Departamento.

Desejamos a todos uma boa leitura e contamos, como sempre, com a colaboração de vocês para as matérias das próximas edições.

Um abraço da

Equipe Editorial

 
    ESCRITOS
   
 
 

Paisagens urbanas [LEIA +]

Com precisão clínica, Rubia Delorenzo revela a fragilidade da força bruta.

 
    NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO
 
 

León Ferrari dispõe imagem para capa do Guia do Departamento de Psicanálise. [LEIA +]

Poéticas e políticas da obra que figura na primeira edição de nosso Guia do Departamento. Por Sílvia Nogueira de Carvalho.

 

Os cursos do Departamento de Psicanálise em 2009


Ana Maria Sigal e Lucía Fuks, Marli Vianna e a Comissão Coordenadora Geral do Curso de Psicanálise apresentam o perfil das novas turmas dos cursos do Departamento. Maria Laurinda Ribeiro de Souza relata a aula inaugural do Curso de Psicanálise.

 

Evento em Goiânia – IV Encontro de Psicanálise


O GTEP informa sobre as apresentações do Departamento de Psicanálise no evento realizado em novembro de 2008.

 

Sobre o princípio do conhecimento dos afetos em Espinosa: causalidade e esforço sem objeto na Ética III [LEIA +]

O Boletim Online publica a tradução de Renato Mezan para a conferência que Laurent Bove realizou no Sedes em outubro de 2008.

 

Percurso edita número temático sobre o erro


Vem aí a edição 42 da Revista Percurso. Leia a nota de Maria Elisa Pessoa Labaki.

   
 
 
    AGENDA DO DEPARTAMENTO - 2009  
 
    NOTÍCIAS DO CAMPO PSICANALÍTICO
   
 
 

Nosso Departamento e o movimento Articulação: porque não regulamentar a profissão [LEIA +]

Ana Maria Sigal relata os preparativos do livro Ofício do psicanalista: formação versus regulamentação, que em breve será distribuído aos membros do Departamento de Psicanálise.

Projetos Terapêuticos realiza diálogo teórico-clínico sobre loucuras histéricas


Um clima de colóquio marcou o encontro - aberto à comunidade psicanalítica - com o professor Mario Fuks. Por Maria Beatriz Vannuchi.

Diálogos sobre as práticas na educação inclusiva


Maria Carolina Accioly e Fernanda De Franceschi, juntamente com o Grupo Laço, promovem discussão sobre os desafios presentes na proposta de inclusão.

 
    O MUNDO, HOJE
 
 

Breves considerações sobre a “patologização” da infância [LEIA +]

Daniela Danesi problematiza as pesquisas que superdiagnosticam transtornos infanto-juvenis a fim de prevenir doenças mentais.

   
 
 
    CINEMA
   
 
 

Estar ou não afim – algumas idéias sobre o sexo nas cidades


Sergio Telles analisa recente comédia de Woody Allen.

 
    SERVIÇOS
 
 

Novos livros de membros, alunos e ex-alunos do Departamento de Psicanálise no acervo da biblioteca Madre Cristina




   
 
 
 

Equipe Editorial: Cristina Barczinski, Maria Manuela Moreno, Mario Fuks, Natalia Gola, Rubia Delorenzo, Sílvia Nogueira de Carvalho.
Copydesk:
Cristina Barczinski.
Produção gráfica: I Colori design

 
    Perguntas, sugestões ou comentários? Escreva-nos: boletimpsicanalise@sedes.org.br  

 

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04192024125108251152117018