PUBLICAÇÕES

 
    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    47 Setembro 2018  
 
 
  editorial 
 

A conta dos dias: Março, Tanya Volpe

Um poema de Mario Benedetti espera há meses por um espaço livre em nosso jornal digital. É Windows 98 a nos lembrar tempos de afetos pré-informáticos, de vergonhas artesanais... Seriam mais fundas as que vivemos agora, quando o fascínio nas redes sociais odiosamente sugere que amor não quer dizer grande coisa? A fim de lidar com essa fantasmagoria, Fernanda Almeida repertoria os mitos da segurança e as narrativas da disciplina a enfrentar. Enquanto isso, de Cuiabá, Adriana Rangel toca a língua da rua e as transcriações que nos enlaçam: o que tenho a ver com isso?

Todo o mais - e não é pouco, nesta rica edição – são bem traçadas linhas a modular respostas várias: o sonho, a roda, o mapa, a tessitura das ligações em rede, a música e a cena - nossos antidepressivos relacionais.

O eixo das figuras do sonho conecta as poéticas, literárias e fotográficas, de Tiago Novaes, Rubia Delorenzo e Tanya Volpe. Confiança no cotidiano que recomeça a cada vez, algo em nós que se pensa e avança. Soraia Bento também parte do sonho, um sonho de fazer acordar: o mais profundo à flor da pele.

A conversa em roda enlaça os escritos de Daniela Danesi e do Nuraaj em parceria com o Amma Psiquê. É do artigo potente de Liamar Oliveira, Priscilla Prada e Rafael Raicher que sopra a direção do movimento de nos colocar em posição afro-brasileira. Evocação tão necessária essa a da ciranda, da capoeira, do samba, do olhar ameríndio para a memória dos vivos.

Notícias trazidas por Márcio Farias dão conta ainda do valor de registrar, também na palavra impressa, o racismo estruturante de nossas subjetividades e sociabilidades. Por isso Soraia escreve A sombra da sombra: para não esquecer e nos convidar a seguir junto na tarefa de cortar na carne essa doença social, portanto, histórica. Também Márcia Ramos e Tiago Matheus escolheram a roda como dispositivo para tratar a democratização da educação em meio a retrocessos. Pela escuta da psicoplastia das derivas adolescentes, sua proposta conversa com a intervenção de Dani Danesi: Deu ruim? Também pode dar bom !

O mapa. Ah, as ressonâncias do mapa vivo da Clínica do Sedes na articuladíssima reportagem de Déborah de Paula Souza, a inspirar nossos novos aprimorandos. A cartografia da rede latinoamericana que nos conecta ao Rio de Janeiro, Porto Alegre, Buenos Aires, Montevidéu, Cidade do México, Lima e Santiago, no trabalho reportado por Silvia Alonso junto à FLAPPSIP. Uma outra rede, de emergentes políticos nas periferias, na transmissão ético-política de Tide Setúbal. Nosso Departamento que se amplia ao receber, em debate, amigos autores e leitores de Percurso e nas bem-vindas apresentações públicas de novos membros.

O som sem fúria de Os antidepressivos, a convocação das performances nos teatros: a apreciação, por Cristina Barczinski, de nossas sonhadas e incertas odisseias de volta a Ítaca; as metamorfoses sublimatórias de Mariana Lima segundo Maria Carolina Accioly.

Do conto ao ponto, tudo isso faz psicanálise, arremata Alice Bei. Escrita que (re)constitui vivacidades. No percurso de uma análise ou, em Rubia Delorenzo, na potência da vida que se publica.

Vamos ver, vamos ler!

Com abraços da

Equipe editorial

Cristina Barczinski, Elaine Armênio, Maria Carolina Accioly, Mario Pablo Fuks, Nayra Ganhito, Sílvia Nogueira de Carvalho e Tide Setúbal.

 
    ESCRITOS
   
 
 

A confiança é o pai do sonho.


Acerca do adormecer: no escuro, um teatro termina para outro começar. Um escrito de Tiago Novaes.

Olhos.


Na literatura de Rubia Delorenzo, sonhos para cerzir o celofane dos olhos.

 
    PSICANÁLISE E POLÍTICA
 
 

A parceria NURAAJ e AMMA Psiquê na Prática da Clínica do SEDES.


Porque estar em roda é se colocar em posição afro-brasileira na saúde e na vida pública.

 

Da travessia adolescente à necessária travessia institucional.


Num encontro com profissionais do NURAAJ, Instituto AMMA e famílias da comunidades, Daniela Danesi vislumbra um Departamento mais plural e aberto ao coletivo.

 

A sombra da sombra.


Em primorosa crônica do nosso tropeço cotidiano, a intensidade da escrita envolvente de Soraia Bento faz das tripas coração.

   
 
 
    MAL-ESTAR NA CIDADE
   
 
 

Não se constrói um mito da noite para o dia.


O mito Bolsonaro não se confunde com o candidato Bolsonaro. Por Fernanda Almeida.

A língua da rua.


Adriana Rangel conta do seu belo trabalho de clínica e pesquisa em psicanálise de pessoas que vivem na rua, ao conhecer suas singularidades e relação de grupo.


 
    NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO
 
 

Ataque à democracia: do descaso dos direitos às patologias sociais.


Departamento participa do Encontro Psicologia e Educação sobre A democratização da educação em meio a retrocessos. Por Márcia Ramos e Tiago Corbisier Matheus.

 

Nosso Departamento na FLAPPSIP.


Silvia Alonso avalia o pertencimento à Federação Latino-Americana de Associações de Psicoterapia Psicanalítica e Psicanálise como possibilidade significativa de interlocução sobre questões formativas e clínicas e a realidade social e histórica. Saiba mais sobre a convocatória para o Congresso de maio de 2019 em Montevidéu.

 

Autores e leitores debatem números 58 e 59 da revista Percurso.


Por Mania Deweik.

 

Déborah de Paula Souza e Carla Braz Metzner se tornam membros do nosso departamento.


Maria Cecília Galli está de volta. Boas vindas a todas!

   
 
 
    CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A AGENDA COMPLETA DO BOLETIM ONLINE DESTE 2o SEMESTRE DE 2018.  
 
    NOTÍCIAS DOS CURSOS
 

A conta dos dias: Março, Tanya Volpe


 
 

O céu como sonho.


A partir de Infinito, de Luigi Ghirri, Tanya Volpe aborda sonhos despertos na conta dos dias, rearticulando sentidos.

 
    NOTÍCIAS DO SEDES
 
 

O mapa da Clínica. [LEIA +]

A cartografia da Clínica do Sedes revela a complexidade do cotidiano de uma clínica institucional, às voltas com os desafios de atuar no coletivo, tecendo redes sob a perspectiva de um Projeto Clínico, Ético e Político. Por Déborah de Paula Souza.

 

Os antidepressivos e o Sedes.


Notas musicais embalam a Feira de Arte comemorativa dos 40 anos do Instituto. Por Decio Gurfinkel e Lia Pitliuk.

 

Sobre Violência e sociedade: o racismo como estruturante da sociedade e da subjetividade do povo brasileiro.


Por Márcio Farias.

   
 
 
    O MUNDO, HOJE
   
 
 

Emergência política: periferias.


Pesquisa busca mapear inovações políticas em diferentes capitais brasileiras. Por Tide Setúbal.

 
    TEATRO
 
 

Como se ter ido fosse necessário para voltar.


Deslocamentos e travessias numa experiência teatral de espectadores-refugiados. Por Cristina Barczinski.

 

Vulcão e fragilidade.


O transbordamento afetivo busca no Cérebro-coração uma elaboração psíquica. Por Maria Carolina Accioly.

   
 
 
    LITERATURA
   
 
 

Do conto ao ponto: o analisando e sua escrita criativa no percurso de uma análise.


Por Alice Wilmers Bei. Leia na íntegra.

 
 

 

 


Equipe Editorial:
Cristina Barczinski, Elaine Armênio, Maria Carolina Accioly, Mario Fuks, Nayra Ganhito, Sílvia Nogueira de Carvalho e Tide Setúbal.

Os textos deste Boletim Online podem ser utilizados em outras mídias, desde que incluídos os créditos originais a este jornal e a seus autores.

 Visite nossa página no site do Departamento e nossas matérias abertas no Facebook.

 
    Perguntas, sugestões ou comentários? Escreva-nos: boletimpsicanalise@sedes.org.br  

 

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04192024064917098166118018