PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    01 Junho de 2007  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

Bastidores do Feminino.


HELENA ALBUQUERQUE e SILVIA GONÇALVES SINISGALLI

A II Jornada Temática Interlocuções sobre o feminino – na teoria, na clínica, na cultura foi realizada em comemoração aos 10 anos do Grupo de Trabalho e Pesquisa “O feminino e o imaginário cultural contemporâneo” nos dias 25 e 26 de maio de 2007 no Instituto Sedes Sapientiae.

Este grupo, coordenado por Silvia Alonso, trabalha desde 1997 sobre o tema do feminino na atualidade, intercalando discussões sobre a teoria psicanalítica com a pesquisa clínica num diálogo permanente com a cultura, especialmente com o cinema, com a arte contemporânea e com a literatura.

Realizamos em 2001 a Primeira Jornada e, entusiasmados com a riqueza das produções, publicamos o livro “Figuras clínicas do feminino no mal-estar contemporâ-neo”, organizado por Silvia Leonor Alonso, Danielle Breyton e Aline Gurfinkel, que reúne os trabalhos nela apresentados.

O período que antecedeu a Segunda Jornada foi caracterizado por um trabalho intenso por parte do grupo que, além da organização do evento, se engajou na tarefa de produção de textos, em grupo ou individualmente, sobre as pesquisas que vem desenvolvendo.

A resposta dos colegas do Departamento frente à convocatória para a partici-pação foi muito importante. Contamos com 34 trabalhos enviados, um número bas-tante significativo que, a nosso ver, revela um Departamento muito ativo e produtivo.

As inscrições foram encerradas com dez dias de antecedência, atingindo o nú-mero de 273 inscritos. Contamos com muitas pessoas de fora do Departamento, in-clusive do interior e de fora do Estado, como do Paraná e do Rio de Janeiro. Este fato resultou no acesso de novas pessoas às nossas produções, sem, contudo, excluir o clima intimista, de muita vivacidade, de interesse e de acolhimento. A Jornada foi coroada com êxito com a apresentação e o debate do filme “Gilete azul” de Miriam Chnaiderman. Aliás, desfecho que reflete o trabalho constante do grupo, sempre em-penhado em fazer ponte com o cinema, a arte e demais produções culturais.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/