PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    07 Dezembro de 2008  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

VI Colóquio Interno do Curso de Psicanálise


CLÁUDIA A. BARROS SAGULA (1) E LILIANA EMPARAN (2)


No passado 25/10/2008 ocorreu mais um evento do Departamento de Psicanálise: a VI edição do Colóquio Interno do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, organizado por Cida Aidar, Claudia A. Sagula, Isabel Vilutis e Liliana Emparan.

Contamos com a presença de 54 participantes que assistiram a 16 apresentações, organizadas em 6 mesas com os seguintes temas:

Parto e criação, lugares de transformação;
Pulsão de morte: corpo e erotização da dor;
A instituição da clínica e a clínica como instituição;
Enigmas da constituição do sujeito;
Édipo e seus destinos;
A clínica nas bordas da psicanálise.

Acreditamos que o colóquio é uma modalidade de formação que traz a possibilidade de escrever, apresentar e dialogar sobre o que foi elaborado ao longo do curso, privilegiando a horizontalidade do espaço do falar, ouvir e perguntar. Percebemos que a Psicanálise possui uma forma de transmissão e elaboração dos conceitos metapsicológicos cuja tríade - formação, análise e supervisão - se vê refletida também nestes encontros. A escrita sempre inclui, assim, um recordar, repetir e elaborar.

Escrever nos desafia e nos defronta com a angústia da castração sob a forma de corte do "não posso escrever tudo": Revivemos assim, as impossibilidades, as proibições, mas também as possibilidades que a escolha oferece. Navegamos entre o tema do trabalho que tanto revelará sobre o escritor e o analista, o difícil recorte do foco, o estilo de escrita que deve incluir um outro que lê, o luto da letra morta, os limites de elaboração, a autorização tácita de que o texto será apreendido de uma outra forma que não a original, a ética da psicanálise, entre tantos aspectos. O ato de escrever privilegia a inscrição do sujeito na direção de uma marca singular, a marca da diferença.

Por último, gostaríamos de deixar aqui registrada a importância que tem para alunos e professores do curso este formato de interlocução.

Agradecemos a presença de todos os participantes: alunos, professores e colegas e especialmente a Maria Laurinda Ribeiro de Souza e Moisés Rodrigues da Silva Jr. pela coordenação das mesas.

Avisamos que os CDs com os trabalhos do colóquio se encontram disponíveis na biblioteca do SEDES para consulta.

.........................................................................

(1) Claudia Sagula é psicopedagoga e psicanalista, aluna do 4º ano do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

(2) Liliana Emparan é psicopedagoga e psicanalista, aluna do 4º ano do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/