PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    11 Novembro de 2009  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

Abertura da sessão de lançamento do livro Clínica e Política 2.


IRMÃ POMPÉA (1)


Em nome da Diretoria, quero dizer que o Instituto Sedes Sapientiae se sente honrado em ter sido escolhido como local para o lançamento do livro "Clínica e Política 2", e parabeniza o Departamento de Psicanálise por esta feliz idéia de trazer este evento para esta casa, pois o Sedes vivenciou esta história cuja memória está sendo feita neste livro, a memória da ditadura militar e suas conseqüências.

O Instituto Sedes foi palco desta história, muita gente foi aqui acolhida naquela época, muitos encontros e reuniões de apoio a perseguidos e familiares foram realizados no Instituto Sedes.

Também aqui trabalhou, de 80 a 84, a Equipe que elaborou o livro "Brasil Tortura Nunca Mais".

Não poderia deixar de fazer memória da pessoa que fez deste local um espaço de resistência política, de "clínica e política", a fundadora desta casa, a Madre Cristina Maria, que sempre lutou para a construção de uma sociedade justa e solidária.

Cada vez mais percebemos como a memória desses acontecimentos está se esvaindo e como a juventude sabe pouco a respeito. Há uma tentativa de apagar esta memória. Num evento acontecido neste recinto há poucos meses sobre o tema da ditadura militar, um jovem universitário disse que sabia mais sobre o nazismo do que sobre a ditadura militar no Brasil.

Portanto, é necessário se fazer sempre esta memória, pois o esquecimento e, principalmente, a impunidade fazem com que a violência e as torturas continuem acontecendo, sendo que os inimigos de hoje são os jovens empobrecidos e negros dos centros urbanos, como é lembrado no livro.

Finalizando esta acolhida, faço minhas as palavras de um dos autores do livro "Clinica e Política 2" que diz que "é necessário refazer a memória das vidas dos que deram suas vidas para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, não só para reparar os atingidos pela violência, não só denunciar e levar a julgamento os responsáveis pela violação dos direitos humanos, mas uma memória que aponte para o futuro, apostando em outro mundo possível".

Mais uma vez sejam bem-vindos e bem-vindas a esta casa, que é a sua casa.

(1) Irmã Pompéa Maria Bernasconi é Diretora do Instituto Sedes Sapientiae.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/