PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    13 Junho de 2010  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

Elaine  Armênio e Lisette Weissmann abriram a conferência de Marcelo Viñar no Sedes.


EQUIPE DO BOLETIM ONLINE

LOCALIZAR IMAGEM
Marcelo Viñar profere conferência sobre Exclusão social e psicanálise

Conforme amplamente divulgado, aconteceu na 6ª feira, dia 28 de maio, a conferência "Exclusão social e psicanálise", proferida por Marcelo Viñar no auditório do Instituto Sedes Sapientiae. Tratava-se do primeiro dia do evento organizado pelo Grupo Psicanálise e Contemporaneidade em torno do tema Herança e transmissão: trauma e narrativa nos espelhos da cultura, que contou com a presença do psicanalista uruguaio no Brasil.

O auditório lotado foi saudado com as palavras com que Leonor Rufino fez seus agradecimentos ao trabalho do Conselho de Direção, da Diretoria e da Secretaria do Instituto Sedes Sapientiae, da Equipe Editorial do Boletim Online - pela difusão dos textos preparatórios do evento -, e, principalmente, da Comissão organizadora, composta pelos seguintes membros do Grupo Psicanálise e Contemporaneidade: Cristina Bergantini, Denise Cardellini, Elcio Gonçalves, Lisette Weissmann, Roberta Kehdy e Silvia Sinisgalli.

Elaine Armênio, coordenadora da mesa, deu andamento aos trabalhos daquela noite, ao apresentar o grupo de trabalho e pesquisa ao qual pertence, através do ótimo texto que publicamos a seguir. Leia a Apresentação do grupo Psicanálise e Contemporaneidade. Por Elaine Armênio.

Em seguida, Lisette Weissmann apresentou o conferencista. Leia a Apresentação de Marcelo Viñar. Por Lisette Weissmann.

Seguiu-se a fala de Viñar, que se referiu ao Instituto Sedes Sapientiae como a instituição aberta e acolhedora que o recebia, e agradeceu também ao grupo Psicanálise e Contemporaneidade, com o qual tem afinidade não apenas pessoal, sublinhando o fato de terem fundado, no Uruguai, um grupo com preocupação semelhante, dedicado às ciências do sujeito.

Ao apresentar o texto escrito para a conferência, Marcelo destacou preferir os intercâmbios das palestras às conferências magistrais, expressando seu interesse em contar com a discussão que se seguiria - forma vivaz de transmitir-nos o valor das noções de próximo e de semelhante no humano: "para ser ser humano, é preciso ser capaz de construir um autoretrato, e para escrever essa pequena novela sobre si mesmo, é preciso ser alguém para alguém".

 




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/