PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    13 Junho de 2010  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

Mesa-redonda reuniu grupo Psicanálise e Contemporaneidade e seus convidados


A equipe do Boletim Online tem o prazer de apresentar, nesta reportagem, o conjunto dos textos da mesa-redonda Herança e transmissão: trauma e narrativas nos espelhos da cultura. Esperamos que este registro possa evocar, nos leitores, a experiência daquele singular acontecimento.

A manhã do sábado, 29 de maio, foi iniciada com a introdução, feita por Roberta Kehdy, ao filme Sobreviventes, de Miriam Chnaiderman e Reinaldo Pinheiro, que foi apresentado no festival de curtas-metragem "É tudo verdade", de 2008. Leia a
Apresentação do filme Sobreviventes.


Passamos então a assistir aos 52 minutos de histórias narradas, em primeira pessoa, por personagens de diferentes sexos, profissões e origens sociais que enfrentaram contundentes situações-limite. Depressão, tortura, doença, abandono, racismo, prisão, violência, tragédias distintas atravessaram o caminho dessas pessoas, que testemunharam como essas experiências viscerais as atingiram e as formas que encontraram para viver a partir delas.

Em seguida, Elcio Gonçalves apresentou a proposta de trabalho subseqüente. Leia a
Abertura da mesa-redonda.

Mario Fuks desenvolveu o tema "Trauma e dessubjetivação", tomando como referências o trabalho do grupo Psicanálise e Contemporaneidade, o filme assistido e a produção teórico-clínica de Marcelo Viñar. Leia o artigo Trauma e dessubjetivação.


Marcelo Viñar, reconhecido no Brasil por todos aqueles que se preocupam com a relação entre psicanálise e contexto sócio-político, falou espontaneamente, sem texto prévio escrito, mas o leitor terá acesso às suas palavras devido à co-laboração entre a Comissão Organizadora do evento, a equipe do Boletim Online e a Área de Administração e Tesouraria do Conselho de Direção do Departamento de Psicanálise. Leia a transcrição da intervenção de Viñar na mesa-redonda.


Seguiram-se os comentários realizados pela psicanalista Miriam Chnaiderman que, desde 1992, tem se dedicado ao trabalho com a expressão de modos de vida que não são legitimados pelo mundo contemporâneo. Leia o
artigo de Miriam Chnaiderman, especial para o Boletim Online.


Por fim, Eliane Brum que, como jornalista, narra o trauma de pessoas comuns em seus cotidianos, falou sobre o efeito do documentário sobre ela: dar-se conta de que a vida vai se fazendo na trama de suas marcas. Sua participação correspondeu à reelaboração do artigo que o leitor encontra a seguir, conforme publicado na Revista Época de 27 de abril de 2009. A versão do texto lido pela jornalista no evento será publicada numa das próximas edições da revista Percurso. Leia o
artigo Sobreviventes, de Eliane Brum.

No dizer de Neide Barreira Alonso, integrante do Grupo Psicanálise e Contemporaneidade que colaborou com esta reportagem, "os reflexos deste evento sobre nosso pensar e fazer em psicanálise continuam vivos, traduzidos por questionamentos que tecem o fio de uma narrativa grupal".

.................................................................
(1) Com a colaboração de Neide Barreira Alonso.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/