PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    15 Dezembro de 2010  
 
 
O MUNDO, HOJE

Comemorações antagônicas para a Saúde Mental


MARIA CAROLINA ACCIOLY (1)


Esta semana circularam pela internet comemorações de duas vitórias que representam posicionamentos opostos acerca de um mesmo e importante tema - a Saúde Mental.

Por um lado a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) elegeu seu novo presidente, o qual, segundo matéria que circulou por email (clique aqui para ler o texto da assessoria de imprensa da ABP), concentrou sua campanha num discurso contrário à reforma psiquiátrica. Foi eleito Antonio Geraldo da Silva, alegando que as políticas públicas de Saúde Mental do atual governo são contrárias aos médicos e aos pacientes, por se basearem em ideologias de um movimento social (diga-se, o Movimento Antimanicomial) e não em conhecimentos técnicos. Tais ideias foram fortemente apoiadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) (clique aqui para ler a matéria do site da ABP).

Ao mesmo tempo em que este grupo comemora esta vitória, que nos entristece, uma resposta a este discurso surge de uma terra próxima. Uma notícia que parece ofuscar a anterior, assim esperamos. A bela notícia (clique aqui para ler a matéria publicada pela Folha de São Paulo em 27/11/10) de que o Senado argentino aprovou, por unanimidade, a Lei de Saúde Mental, que reconhece a autonomia das pessoas em sofrimento psíquico, proibindo a construção de novos hospitais psiquiátricos, priorizando o tratamento que reinsere o sujeito na sociedade, e ainda, definindo que a internação, indicação para raros casos, precisa ser definida por uma equipe multidisciplinar, e não mais apenas pelo laudo psiquiátrico.

Uma vitória para a Saúde Mental e para os Direitos Humanos que nos faz acreditar que vale a pena continuar lutando e criando novas frentes, como a que abriu o evento que ocorreu no último dia 4, no Instituto Sedes Sapientiae: Vamos falar de Saúde mental? Reunião que convocou a comunidade Sedes a trocar experiências sobre a situação atual da Atenção Psicossocial. Ou como a que reafirmou a necessidade de "estar juntos, fazer juntos e aprender juntos em torno de um desejo em comum" na ação territorial realizada, em 27 de novembro, pela instituição Projetos Terapêuticos no 5° evento Paz na Diferença.


(1) Da equipe editorial do Boletim Online.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/