PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    16 Abril de 2011  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

Novo ciclo de debates reunirá mensalmente o Departamento de Psicanálise


O Curso de Psicanálise inaugurou em 1995 um novo tipo de evento no Departamento de Psicanálise: os ciclos de debates. Realizado através de mesas-redondas mensais, esse primeiro conjunto de debates foi intitulado Leituras de Freud e visou incidir sobre os trabalhos de formação e de transmissão da psicanálise através do reconhecimento do paradigma epistemológico presente na obra freudiana, assim como da indagação em torno das reformulações dos paradigmas contemporâneos (Cf. Alonso, Apresentação de Freud: um ciclo de leituras, p. 8).

O acerto daquela iniciativa frutificou, e em 1999, o corpo docente do Curso retomou a experiência do evento continuado ao longo do ano, ao manter a metodologia da programação das mesas - compostas por professores do curso -, mas também ao transcender o texto freudiano como elemento ordenador, para deixar falar um outro traço identificatório, do Departamento e do Curso: a clínica que conta histórias (Cf. Ferraz e Barbero Fuks, Apresentação de A clínica conta histórias, p. 8).

Três anos depois, em 2002, o terceiro ciclo anual problematizou Desafios para a Psicanálise Contemporânea, convocando-nos ao descentramento crítico que possibilita identificar o lugar da psicanálise no caleidoscópio sóciocultural de nossa época (Cf. Ferraz e Barbero Fuks, Apresentação, p. 10).

A proposição da jornada O sintoma e suas faces criou um novo formato para as elaborações em torno deste outro tema caro à psicanálise, o sintoma, abordado pelos professores do Curso de Psicanálise, em junho de 2005, numa parceria com os colegas dos cursos Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma e Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea.

É com muita alegria que a equipe do Boletim Online saúda a anunciada realização do que será o quarto ciclo de debates, intitulado Psicanálise em trabalho. Organizado por Lucía Barbero Fuks, Flávio Carvalho Ferraz e Silvia Leonor Alonso, o ciclo envolverá 6 mesas-redondas, a se realizarem entre os meses de abril a novembro de 2011, sempre às 5as feiras, às 20h15min, e contará com apresentações realizadas por Décio Gurfinkel, Flavio Carvalho Ferraz e Miriam Chnaiderman (mesa 1), Cristina Ocariz, Fátima Vicente e Silvia Bolguese (mesa 2), Alcimar Alves de Souza Lima, Myriam Uchitel e Nelson da Silva Jr. (mesa 3), Anna Amaral, Cleide Monteiro e Silvia Alonso (mesa 4), Lucía Barbero Fuks, Mara Caffé e Maria Beatriz Costa Carvalho Vanucchi (mesa 5), Isabel Mainetti de Vilutis, Maria Laurinda Ribeiro de Souza e Mario Pablo Fuks (mesa 6), sob as respectivas coordenações de Janete Frochtengarten, Ana Lucia Panachão, Heidi Tabacof, Tiago Corbisier Matheus, Eliane Berger e Mania Deweik.

Se as versões escritas dos ciclos anteriores, publicadas nos livros editados pela Escuta, possibilitaram nossa permanente retomada das lições de 1995, 1999 e 2002, assim como da jornada de 2005, a planejada reedição da própria atividade do debate permitirá, a alunos, ex-alunos, aspirantes e membros do Departamento, a oportuna experiência viva do encontro e da reunião entre pares em torno de um outro eixo articulador da teoria e da clínica psicanalíticas: o trabalho.

Neste número do Boletim Online, privilegiamos justamente dar lugar ao trabalho da comissão organizadora, a qual tivemos a oportunidade de entrevistar, conforme apresentamos na reportagem a seguir.



 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/