PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    17 Junho de 2011  
 
 
NOTÍCIAS DO CAMPO PSICANALÍTICO

Movimento Articulação toma providências contra ameaças intimidatórias


ANA MARIA SIGAL

Exemplo do que acontece extramuros se encontra na página de abertura atual do site http://www.cobrpsi.org, que recorre ao Ministério Público do Rio Grande do Sul contra o movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras. A espantosa notícia postada por um "Conselho Federal de Psicanálise" - abaixo reproduzida - mostra porque não se deve regulamentar a profissão, uma vez que é fácil criar estruturas que formalmente respondam às exigências, embora não ofereçam qualquer garantia ética.

Em resposta, o movimento Articulação dirigiu representação para o setor de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul, e o processo será tratado a nível da Polícia Federal e, se for o caso, também da Interpol.


O CONSELHO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE (I.N.N.G.) DENUNCIA O CARTEL (ARTICULAÇÃO DAS ENTIDADES PSICANALÍTICAS BRASILEIRAS)(1)

O Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.), e suas Regionais, prosseguindo na sua campanha sistemática, de combate a tudo que estiver contribuindo para dificultar a vida do Verdadeiro Psicanalista, humano e digno, vêm de público manifestar a sua discordância às manobras do CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras), a qual nada representa de bom, honroso, dignificantes e que o seu escopo é puramente mercenarizar e produzir fortunas a seus integrantes.

Isto posto, salientamos que está O Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.), e suas Regionais, prosseguindo na sua campanha sistemática, de combate a tudo que estiver contribuindo para dificultar a vida do Verdadeiro Psicanalista, humano e digno, vêm de público manifestar a sua discordância às manobras do CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras), a qual nada representa de bom, honroso, dignificantes e que o seu escopo é puramente mercenarizar e produzir fortunas a seus integrantes.

TAL ARTICULAÇÃO, CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras), está denegrindo, ofendendo moralmente, agredindo, assim como tentando cercear os Verdadeiros Psicanalistas, que somente estão interessados no bem e melhoria da qualidade de vida de seus pobres e infelizes doentes e da Saúde Mental neste Território Nacional. A Tal Articulação, CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras) tudo fazem para proteger seus interesses comerciais, usando infelizmente o incauto e desprotegido Doente Mental, para melhorar a saúde de seus próprios bolsos.

O Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.) e suas Regionais Nacionais e Internacionais, denunciam de público as atitudes do: CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras), "pseudo-monopólio da Psicanálise".

O Direito de Exercer dignamente a Psicanálise está na única arma que dispõe o Psicanalista, isto é, a CBO nº 2515-50CBO - Classificação Brasileira de Ocupações 2515-50 - Psicanalista; Analista; (psicanálise). Por meio desta publicação o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE disponibiliza à sociedade a nova Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, que vem substituir a anterior, publicada em 1994, para fazer valer os seus direitos, até hoje, é paciente de estudos, sem se encontrar uma solução. Os projetos que tramitaram na Câmara Federal estão muito distanciados das aspirações do Psicanalista.

Chamamos a atenção das Autoridades Federais, Estaduais e Municipais - Executivas e Legislativa que: FORMAÇÃO DE CARTÉIS É INCONSTITUCIONAL E PROIBITIVO EM SUA ESSÊNCIA, E É MERECEDORA DE SANÇÕES PENAIS GRAVES, pois cerceia os direitos humanos, piora a qualidade de vida e outros tantos.

O Professor B. Cisotto Netto afirma: "e o progresso de uma Nação só será contínuo quando todas as categorias profissionais tiverem as mesmas oportunidades de vencerem seus tabus morais, através de uma analise imparcial de seus preconceitos sociais".

Concluindo: Pedimos aos Senhores do Ministério Publico Federal e Estadual que:

1 - Extinga, definitivamente, o CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras), que só indignifica, deteriora, e suja o nosso Brasil, assim como a todos os Verdadeiros Psicanalistas deste Território Nacional.

Expomos aos nossos companheiros, às Autoridades e ao Povo em Geral, o nosso pensamento e a razão de nossa atitude.

A Denúncia é, por conseguinte, a exposição de motivos levados ao público, e dele se valendo, por exemplo, os idealizadores de uma sociedade justa e honesta, com o fito de expurgar o mal causado pelo CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras).

(1) O texto é de autoria do médico Wagner Paulon e está disponível em: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/o-conselho-brasileiro-de-psicanalise-inng-denuncia-o-cartel-articulacao-das-entidades-psicanaliticas-brasileiras-4875836.html. Acesso em 22/06/2011.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/