PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    21 Junho de 2012  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

SOBRE O ENCONTRO DE GRUPOS DO DEPARTAMENTO


GRUPO DE TRABALHO E PESQUISA EM
DINÂMICAS GRUPAIS




O II Colóquio de Grupos do Departamento de Psicanálise, que teve como eixo central o tema O Dispositivo Grupal na Clínica Psicanalítica Expandida, aconteceu no sábado, dia 26 de maio, e foi um evento muito interessante e rico.

Além dos vários trabalhos apresentados, o que gostaríamos de destacar é a participação de quase uma centena de pessoas, especialmente de muitos jovens profissionais e estudantes, demonstrando a atualidade e a pertinência da discussão dessa temática na conjuntura atual. Também participaram inúmeros membros do Departamento, e isso remete a outra dimensão que também gostaríamos de destacar: o encontro, nesse Colóquio, com a história grupalista e institucionalista do nosso Departamento de Psicanálise.

Os trabalhos apresentados propiciaram profundas reflexões teóricas e técnicas sobre essa clínica psicanalítica tão disseminada nas instituições, mas pouco pensada e ensinada no meio psicanalítico. Vários trabalhos clínicos, como o “Esboço de um Modelo Psicossocial do Assédio Moral Juvenil (Bullying)”, relacionado a instituições de ensino e apresentado pelo colega Paulo Jeronymo Carvalho; trabalhos sobre organizações hospitalares como “Psicanálise e os Conflitos da Formação Médica”, apresentado pelas colegas Maria Laurinda Ribeiro de Souza, Cleide Monteiro e Vera Lucia Zaher; e “Representações do Psíquico e do Somático em uma Organização Universitária e Hospitalar Brasileira”, apresentado pela colega Cristiane Curi Abud; e ainda o trabalho sobre instituição de Saúde Mental intitulado “Vicissitudes da Construção de Projetos Terapêuticos para Psicóticos a partir de Dispositivos Grupais”, apresentado pelos colegas Wilma Szarf Szwarc e Antonio Carlos Cintra Correa e escrito com a participação da colega Christiana Freire e André Sobral. Além desses trabalhos clínicos, o colega Pablo de Carvalho Godoy Castanho fez uma apresentação de ordem mais teórica, tratando de fragmentos de sua tese de doutorado e que serviu para dar um enquadramento metapsicológico às apresentações clínicas. A apresentação que Teresa Carreteiro faria não pôde ocorrer, pois nossa colega, que viria do Rio de Janeiro para participar desse nosso Colóquio, apresentou problemas de saúde.

Enquanto coordenadores do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Dinâmicas Grupais e Institucionais, que desenvolveu esse II Colóquio, ficamos extremamente satisfeitos e felizes com nosso sábado de trabalho e aproveitamos para convidar os colegas do Departamento interessados a continuar essas pesquisas a participarem de nossas reuniões e trabalhos.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/