PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    22 Setembro de 2012  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

GUIA DO DEPARTAMENTO DE PSICANÁLISE ALCANÇA SUA 2ª EDIÇÃO


EQUIPE EDITORIAL DO GUIA

O Guia do Departamento de Psicanálise chega à sua segunda edição e nos traz, em suas páginas, o registro da composição e da estrutura do nosso Departamento no decorrer dos anos 2010-2011.

A ideia de um Guia surgiu a partir da necessidade de uma publicação impressa que possibilitasse aos membros, alunos, ex-alunos, assim como a outros colegas e pessoas interessadas, o conhecimento e a permanente consulta das possibilidades de inserção, pertinência ou participação nas diversas atividades das diferentes áreas do Departamento. Foi com esse propósito que, em 2010, lançamos a primeira edição que retrata o interior da nossa instituição nos anos 2008-2009.

Desde a concepção do projeto, ficou estabelecido que este material pocket deveria ser periodicamente atualizado para que acompanhasse as mudanças e transformações relativas às dinâmicas de nosso funcionamento e proporcionasse ao leitor a reunião organizada das informações referentes a 3 eixos temáticos fundamentais: a apresentação do Departamento de Psicanálise – sua história, finalidades, inserção e representação no Instituto Sedes -; as áreas do Departamento e suas formações grupais – sua estrutura; a gestão do Departamento – a Assembléia de membros, o Conselho de Direção e a Comissão de Admissão. Para isso, ao final de 2010, a área de Publicações destacou a equipe formada por Mario Fuks, Natalia Gola e Silvia Nogueira de Carvalho, responsável pela criação da 1a edição, para fazer o trabalho de revisão e atualização de todo o conteúdo necessário a esta 2ª edição. Este trabalho exigiu da equipe uma releitura minuciosa, a partir da qual valorizamos a inclusão de um importante documento consultado mas não incluído na primeira edição do Guia: a “Carta de Princípios e Finalidades do Departamento de Psicanálise – documento de fundação do Departamento de Psicanálise do ISS”. A fim de manter o relevo dado às formações grupais, cujo trabalho sustenta o Departamento, mais uma vez nossa equipe pôde contar com a colaboração imprescindível dos interlocutores de cada formação grupal que, a partir da discussão com seus pares, se encarregaram de apontar as mudanças ocorridas nos últimos dois anos. Concluída ao final de 2011, a versão atualizada do Guia passou pela leitura do Conselho de Direção e pelo trabalho primoroso da Imageria Estúdio que se encarregou também de renovar as cores do projeto gráfico, mantendo seu design. A equipe editorial se encarregou do acompanhamento de cada um dos diversos processos que culminaram com a efetiva edição deste material. O trabalho de impressão ficou aos cuidados da Gráfica Santuário, que é também responsável pela revista Percurso.

Assim, foi com muita satisfação que vimos iniciar-se a distribuição do Guia na mesa de abertura do evento Psicanálise e Instituição, em 24 de agosto. O resultado de todos estes esforços é um material com informações atualizadas, organizadas e claras, que oferece ao leitor uma visão detalhada do funcionamento do Departamento de Psicanálise.

Os exemplares encontram-se à disposição de todos os alunos do Departamento na secretaria do Instituto. Ex-alunos, membros e parceiros do Departamento que não tenham obtido seu Guia até o final de setembro poderão recebê-lo por correio no início de outubro. Desta forma, sugerimos aos interlocutores dos grupos de trabalho que mantenham atualizados, junto à secretaria de Departamentos, os endereços dos parceiros de sua formação grupal aos quais caiba contemplar com o novo Guia.

Que seja muito útil a todos!




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/