PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    28 Abril 2014  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

O EVENTO ENTRETANTOS,


CRISTIANE CURI ABUD
GISELA HADDAD
NOEMI MORITZ KON [1]

A ideia para o evento Entretantos, ocorrido nos dias 28 e 29 de março de 2014, surgiu da constatação de que o Departamento, em seu crescimento, vem promovendo diversos trabalhos teóricos e clínicos em seus vários grupos, trabalhos que são, muitas vezes, desconhecidos para outros grupos do próprio Departamento. O evento, iniciativa do Conselho de Direção do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae articulada por Cristiane Curi Abud, da Área de Eventos, acolhido pela Incubadora de Ideias, teve como objetivo a apresentação aos membros, aspirantes a membro, aos alunos e ex-alunos de seus cursos um panorama completo dos grupos em funcionamento, seus propósitos, sua história, suas produções teóricas e/ou clínicas. Todos os 23 grupos de trabalho do Departamento participaram, relatando o percurso que vem sendo trilhado, com seus desafios e alcances.

A oportunidade de compartilhar os caminhos percorridos com o todo do Departamento também possibilitou uma intensa atividade de re-elaboração interna a cada um dos grupos, tendo repercutido em alunos e ex-alunos dos cursos do Departamento, uma vez que ofereceu uma nova chance de conhecer mais de perto o vigor de nosso Departamento.

O evento recebeu 150 inscrições e, para além do reconhecimento mútuo, permitiu resgatar os movimentos de instauração de cada agrupamento, uma retomada da história singular de cada grupo que redundou na atualização dos laços identificatórios que unem os grupos e no reconhecimento dos elos que sustentam, para cada qual, o seu pertencimento ao Departamento. A apresentação dos trabalhos atuais, apoiada na recuperação da história e da origem do próprio Departamento, permitiu, ainda, o resgate da potência de nossa associação: um Departamento onde a psicanálise encontra um lugar para se fazer trabalhar. Reencontramo-nos, assim, como uma instituição composta por tantos e diferentes grupos, que apresentam, por um lado, afinidades políticas, teóricas e clínicas, um fio identificatório que nos liga e, por outro, as diferentes singularidades, seus temas e matérias específicas com as quais cada grupo se dispõe a trabalhar. Dentro de um todo multifacetado, o Departamento mostrou-se capaz de conter e integrar diferenças e pluraridades.

Projetos de cada grupo também foram apresentados e, esperamos, possam encontrar lugar nesse processo de conquista de uma tal integridade chamada Departamento de Psicanálise. Quem sabe, um deles possa propor que eventos abertos para a discussão dos trabalhos desenvolvidos em nossa instituição, tal como o Entretantos, se repitam periodicamente.


________________________________

[1] Cristiane, Gisela e Noemi são psicanalistas, membros do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e articuladoras das áreas de Eventos, Publicações e Formação Contínua no Conselho de Direção 2013-2014.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/