PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    44 Novembro 2017  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

JORNADA SOBRE EXTERNOS


NANCI DE OLIVEIRA LIMA [1]


No sábado chuvoso de 07 de Outubro aconteceu a Jornada sobre os Externos, proposta pelo Conselho de Direção (gestão 2017/18). São considerados Externos aqueles -psicanalistas ou não - que participam do Departamento e não são membros nem aspirantes a membro.

Partindo do anteprojeto escrito pela gestão 2013/14 do Conselho de Direção, seguimos na discussão de alguns pontos de dissenso que necessitavam ser debatidos, entre eles: as categorias de Externos existentes, o prazo de circulação pelo Departamento nesta condição, a proporção de Externos nos grupos de trabalho e se haveria alguma participação financeira destes ou não.

Tais questões justificavam que o Conselho de Direção chamasse os membros para uma jornada na qual se pudesse pensar conjuntamente a fim de construirmos este item do Regulamento, que será apresentado e votado na próxima Assembleia, em novembro deste ano.

Num clima animado e envolvente, os presentes sustentaram algumas horas de boa e salutar discussão, tendo como base o consenso quanto à importância da presença dos Externos no Departamento, na medida em que, por sua circulação, trazem novos ares e contribuem para o exercício de pensamentos não endogâmicos, risco inerente à toda Instituição.

Constatamos que a aproximação do Externo ao Departamento pode se dar por dois caminhos: por demanda própria ou por demanda dos grupos de trabalho, em função do percurso ou de algum conhecimento especifico do Externo Convidado. A compreensão destes dois modos de aproximação fundamentou os critérios propostos no texto para o regulamento.

Quanto ao possível desejo do Externo de pedir pertencimento ao Departamento, sabemos que há uma relação direta com a transferência estabelecida ao longo do período de trabalho experimentado, seja ela com alguns membros, com o Departamento ou com o Instituto. Por entendermos que este processo demanda tempo em sua dimensão subjetiva, nos resultou difícil a tarefa de estipular um prazo máximo para sua participação antes que ele solicite entrada no Departamento, caso assim possa e deseje - lembrando que o Externo pode não ser psicanalista e, neste caso, não poderá, por princípio, pertencer ao Departamento.

Sendo assim, iremos para a Assembleia com duas opções de prazo de participação para os Externos psicanalistas, para no coletivo maior ampliar a discussão, antes de defini-la.

Na organização da Jornada contamos com o auxílio da sempre eficiente Claudia, secretária do Departamento, que cuidou do espaço, lanche, registro da ata e do texto proposto, o que certamente contribuiu para aquela manhã agradável e produtiva de trabalho.


________________________________
[1] Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, articuladora da área de Transmissão, Pesquisa e Intervenções Externas do CD (gestão 2017/2018).




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/