PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    44 Novembro 2017  
 
 
NOTÍCIAS DO SEDES

SEDES FAZ 40 ANOS, PARTE 1


EQUIPE EDITORIAL DO BOLETIM ONLINE


O espaço se chamava Auditório do Sedes, e estava lotado. Passava das 7 da noite da 6a feira, 15 de setembro, quando o evento foi iniciado, tendo Márcio Silva (do CEFIS, Centro de Filosofia) como mestre de cerimônias. O professor chamaria irmã Pompéa Bernasconi, diretora do Instituto, para compor a mesa, ao lado da irmã Guaracema Tupinambá, representante da AIJF (Associação Instrutora da Juventude Feminina) e de João Pedro Stédile (MST), amigo histórico do Instituto Sedes.




Em sua fala (leia a seguir), irmã Pompéa destacou a dimensão de sonho coletivo de que nosso instituto foi feito, assim como o compromisso revolucionário da Madre Cristina com diversos movimentos sociais. Outros protagonistas desses 40 anos de história do Sedes foram invocados no decorrer da cerimônia, seja pelo público presente, chamado a esta participação pela irmã Guaracema, seja no convite feito por Stédile para se fazer acompanhar por Mario Fuks, Celeste Fon e Neuri Rosseto, a fim de descerrarem juntos a placa comemorativa que passou a designar como Auditório Madre Cristina aquele espaço especial – patrimônio popular, não apenas brasileiro mas latinoamericano.




O momento seguinte foi conduzido pela leitura do poema de nosso colega Alcimar Lima, feito especialmente para a ocasião.




SEDES
UMA SAGA SEMPRE


Sedes é trabalho nos tropeços dos tempos
Topa momentos

Topa tropeços em tempos de tropas

Sedes é obra no caminho dos tempos
Tem corredores a contar histórias

Tem salas que falam silêncios

Sedes é cor nas cinzas dos tempos
Matiz de gente curada no forno

Sedes é brisa em selvagens tempos
Sonha o ventre do futuro

Sonha sonhos sabedoria
Nas brechas dos Acontecimentos

Tramados em muitas mãos




A música também nos acompanharia, no emocionante presente-surpresa preparado pelo MST, que adentrou a cerimônia com voz e instrumentos de ricas intensidades.




Foram então chamados ao palco: Ana Maria Sigal, José Toufic, Herialde Oliveira Silva, Lucía Barbero Fuks, Malu Carvalho, Márcia Taques Bittencourt, Mario Pablo Fuks, Moacir Carlos da Silva, agraciados com uma pequena escultura comemorativa.




Por fim, um ato sociopsicodramático antecedeu gostoso coquetel, igualmente organizado pela comissão composta por Ederiano Pires, da Logística e por uma maioria de funcionárias – Malu, Elaine, Mariana, Claudia, Verônica e Gisele - que, em seus pretinhos nada básicos, chamaram alegremente a atenção de todos os presentes.




Um segundo evento, proposto como Feira Cultural, es†á previsto para ser realizado em 19 de maio do próximo ano, e sua Comissão já está integrada por Afrânio Mattos e Claudia Perrota (Winnicott), Beatriz Lorencini (Psicologia Clínica e Antroposofia e CNRVV), Caueh Perrella e Rogéria Brandani (Formação em Psicanálise), Claudia Dametta (Secretaria do Departamento de Psicanálise), Daisy Arruda Netto (Gestalt), Ederiano Pires (Logística), Elaine Bonesso (Secretaria da Diretoria), Gisele Galichio (Clínica), Graziela Campanha (CNRVV), Malu Carvalho (Administração), Mara Laurinda R. Sousa (Psicanálise), Maria Veridiana Barros (Saúde Mental), Mariana Chiquetti e Verônica Pires (Secretaria) e Marina Aponte (Cepis).

A Feira Cultural tem o objetivo de mostrar a produção artística de professores, funcionários, voluntários, enfim, daqueles da comunidade Sedes que tenham um talento e queiram compartilhá-lo. As inscrições para apresentações culturais já estão abertas e se estenderão até o dia 31/01/2018, através do e-mail 40anos@sedes.org.br .



COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE


POMPÉA MARIA BERNASCONI



Sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto pode se
tornar realidade

D. Helder Câmara

Madre Cristina Maria tinha um sonho, criar um espaço aberto aos que quisessem construir um projeto novo, visando construir um mundo onde a justiça social fosse a grande lei.

E este sonho se tornou realidade porque ela encontrou em seu caminho outras pessoas que tinham o mesmo sonho, a mesma utopia.

Foi sonhando juntos que nasceu o Instituto Sedes.

Algumas pessoas aqui presentes foram protagonistas desta história e a conhecem muito bem, mas vou fazer uma pequena memória dela, para quem está chegando no Sedes.

Em 1940 Madre Cristina começou uma pequena clínica ainda no Colégio Santo Agostinho, onde teve inicio a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae.

Em 1962 inaugurou na Faculdade, já na Rua Caio Prado, a Clínica Psicológica, que nos anos da ditadura civil-militar tornou-se um espaço de resistência política, de acolhida para os perseguidos políticos e seus familiares.

Nos anos 1970, quando a Congregação das Cônegas de Santo Agostinho decidiu pela integração da Faculdade Sedes Sapientiae à PUC de São Paulo, Madre Cristina optou pela criação de um Instituto autônomo, mantido pela mesma Congregação, onde poderia prosseguir e ampliar o trabalho:

  • de formação de profissionais da saúde e da educação;
  • de luta pelos direitos humanos e políticos;
  • de apoio aos movimentos populares;
  • de luta contra toda forma de injustiça, na perspectiva de construir uma sociedade justa e solidária.

Assim, em 1975, nascia o Instituto Sedes Sapientiae de hoje, registrado juridicamente em 1977.

Muitos acontecimentos se deram neste espaço, vou citar alguns:

- em 1978 aqui tiveram início as primeiras reuniões para a criação do Comitê Brasileiro de Anistia em São Paulo e as primeiras reuniões de preparação do 1º Congresso Nacional pela Anistia.

- abrigou a Equipe do Projeto Brasil Nunca Mais, de Dom Paulo Evaristo Arns, que, com sua equipe, teve a possibilidade de realizar suas pesquisas e redação, tarefa de alto risco durante a ditadura militar.

- foi Sede da Coordenação do MST, do Pró Índio e da Comissão Pastoral da Terra – CPT -, durante muitos anos.

O Sedes foi crescendo e hoje ele tem 40 cursos, 3 Centros, 1 Núcleo de Assistência Social, 1 Clínica Psicológica, 1 Clínica do Testemunho, vários Departamentos e vários projetos! E realiza centenas de eventos!

Seria importante, depois de 40 anos de existência, fazer uma avaliação se estamos sendo fiéis aos princípios que nortearam a sua existência...

Qual o papel do Sedes na sociedade hoje, uma sociedade conturbada, cheia de conflitos, de preconceitos, sofrendo as consequências de uma política manipuladora, preocupada com os interesses pessoais, partidários e de grupos e não a serviço da pessoa e da sociedade, especialmente das mais fragilizadas e indefesas?

Como estamos trabalhando para construir o diálogo e o respeito para vencer o ódio e os conflitos?

Cabe a nós hoje, que formamos a Comunidade Sedes, preservar e dar continuidade à luta começada pela Madre Cristina que sempre dizia: “Estamos no Sedes por opção ideológica, se não, aqui chegamos por errar o endereço”.

E termino com as palavras dela, que sempre repito e que um dia vamos poder dizer todos juntos:

“Que nosso amor a Deus e ao próximo seja um compromisso revolucionário e que não anoiteça e seja calmo nosso sono enquanto todas as pessoas não gozarem do inalienável direito de ter direitos”.

 

SP 15/09/2017



________________________________
[1] Diretora do Instituto Sedes Sapientiae.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/