PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    44 Novembro 2017  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

O DEPARTAMENTO VAI AO CINEMA


CHRISTIANA FREIRE [1]


Bom dia, sou Christiana Freire, articuladora da área de eventos do Conselho de Direção do Departamento de Psicanálise na gestão 2017/2018 e represento a comissão organizadora desse evento, formada por Mara Caffé, Soraia Bento e Mario Fuks.

Gostaríamos primeiramente de dar as boas-vindas a todos e agradecer ao Conselho de Direção pelo apoio para a realização desse evento, à Claudia, secretária do Departamento, pelo trabalho realizado.

Agradecemos o Instituto Sedes Sapientiae pelo apoio à nossa proposta, por estimular o diálogo entre as diferentes disciplinas, e também por sua história, responsável por incitar projetos engajados à realidade, sustentando produções compromissadas com o desenvolvimento do pensamento crítico.

Agradecemos ainda aos nossos convidados participantes do debate e aos mediadores, por aceitarem o convite para a realização desse evento.

Especialmente, somos gratos a Eliane Caffé e à produtora, na pessoa de Adriana, por ceder o filme para a exibição. E ainda ao público por nos acompanhar nesse encontro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae à uma sessão de cinema no Espaço Itaú Augusta para a exibição do filme Era o Hotel Cambridge, numa proposta extra-muros.

Sob outros moldes, o evento propõe fazer um deslocamento do Departamento de Psicanálise para uma sala de cinema da cidade, ampliando as fronteiras de nossa instituição. A ideia, inspirada pelo filme de Eliane Caffé, procura ocupar outros espaços, e promover a abertura do Departamento para diferentes narrativas e interlocuções.

O encontro será realizado em dois momentos. Primeiramente exibiremos o filme Era o Hotel Cambridge e, logo após o filme, haverá um debate entre profissionais que fizeram uma imersão nesse trabalho: na residência artística, coordenando grupos, liderando o movimento político, dirigindo o filme ou a arte do longa-metragem: Eliane Caffé, diretora do filme; Carla Caffé, diretora de arte; Soraia Bento, psicanalista do coletivo Escutando a cidade; Carmem Silva, coordenadora do MSTC e líder da ocupação Cambridge e Julián Fuks, escritor e residente artístico da Ocupação, vão compartilhar suas experiências numa roda de conversas.

A mediação será feita por Heidi Tabacof e Pedro Mascarenhas, ambos psicanalistas, membros do Departamento de Psicanálise.

No debate, pensamos em fazer uma conversa mais integrada, desde o início, entre os convidados e a plateia. Faremos algo mais orgânico, entremeando as falas. Heidi e Pedro farão a mediação e a articulação entre os dois grupos. Pedro, circulando pela plateia com o microfone móvel e Heidi, permanecendo ao lado dos convidados, fazendo a ponte com o público.

Desejamos que essa seja uma iniciativa inaugural de uma nova modalidade de evento no Departamento.

Um bom evento a todos!


________________________________
[1] Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora no curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, articuladora da Área de Eventos no Conselho de Direção gestão 2017-18.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/