PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    61 Novembro 2021  
 
 
EDITORIAL

EDITORIAL


Quilombo: associação negra para resistência, mas também para a criação de mundo. Sobre a promessa dessa cartografia do comum se assenta a alegria em publicar a 61ª edição do jornal digital do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Dedicado a circular atos de palavra que recriam e expandem nossa comunidade, o Boletim Online aqui tematiza as relações entre Psicanálise e lutas raciais - essas lutas que, para resistir à asfixia, hoje expõem a cidade a Um Brasil para os brasileiros, Olhares inspirados e outras Ocupações, Arte indígena contemporânea, Enciclopédia negra. Para isso, destaca movimentos em busca de forma, isto é, os afetos que circulam na composição de boas possibilidades de vida entre nós.

Então viemos comemorar, enquanto ainda podemos! Porque é preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer e tudo fazer para exaltar serenamente a liberdade com que Carlos Marighella (1911-1969) nomeou dois de seus poemas - Liberdade e Rondó da liberdade - cujos versos aqui condensamos.

Feito o poeta, não ficaremos só no campo da arte e invocaremos os movimentos de nossa experiência psicanalítica, não desenraizada, disponível a remapear genealogias em uma reestruturação sem fim. Sublinhamos este sentido de ligação afirmativa ao escutar as vozes de grupos e sujeitos que, em nossa associação de analistas, nos permitiram transitar das questões de 2012 em torno do racismo e o negro no Brasil à proposta de aquilombamento afetivo pactuada neste 2021.

Assim o leitor acompanha a atualidade dos registros de trabalhos empreendidos pelo Grupo de Trabalho A Cor do Mal-Estar e por seus integrantes; seus antecedentes - Maria Lúcia da Silva e o curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, os deslocamentos do Coletivo Escutando a Cidade, a abertura à transmissão do pensamento de Franz Fanon na história da psicanálise ontem e hoje; sua sustentação, através da Incubadora de Ideias e de nossa representação no Sedes, pela Assembleia de membros que aclamou o Ato fundante da Política de Reparação no Departamento de Psicanálise; seus desdobramentos vários: por uma política de cotas; admissão de novas colegas negras; apresentação latinoamericana em mesa FLAPPSIP; monografias de alunos; entrevista de Percurso; dossiê antirracista, biblioteca digital e matérias da seção Decolonial em nosso Boletim; crônicas da branquitude; poemas e excertos editoriais de amigos do Departamento.

Para buscar, no próprio cotidiano, a raiz barthesiana de Sapientiae: nenhum poder, um pouco de saber, um pouco de sabedoria e o máximo de sabor possível .

Boas leituras! Com abraços da

Equipe editorial

Camila Flaborea, Carmen Alvarez, Cristina Barczinski, Daniela Athuil,
Fernanda Almeida, Mario Pablo Fuks e Sílvia Nogueira de Carvalho.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/