PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    61 Novembro 2021  
 
 
NOTÍCIAS DO DEPARTAMENTO

SOBRE A APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE MARIA APARECIDA MIRANDA


P. JERONYMO CARVALHO [1]


No final da tarde da última sexta-feira de outubro do corrente, juntaram-se à Comissão de Admissão muitas e muitos colegas membros do Departamento de Psicanálise, além de aspirantes a membro e outros convidados, para assistirmos à apresentação pública do trabalho clínico que Miranda desenvolveu como parte de seu processo de admissão a este Departamento, através de sua Comissão de Admissão.

Como todos já sabem, a apresentação pública do caso clínico já é um ato que marca o pertencimento de Miranda à nossa associação de psicanalistas. É o primeiro movimento da nova membro no Departamento e por isso tantas colegas e amigas presentes para ouvi-la e debater.

O trabalho apresentado chama-se O homem na gaiola, e refere-se ao processo psicanalítico que parte do comprometimento do analisando em seu desenvolvimento narcísico, no decorrer do qual se verificam situações traumáticas não representadas, impossibilidade de manifestação externa da agressividade e situações sociais e familiares marcadas por diferentes formas de violências. Outro aspecto presente são as relações interraciais, o racismo e seus efeitos intra e intersubjetivos.

Para além da recepção de uma nova membro ao seio do Departamento de Psicanálise, essa tarde de outubro marcou um outro importante processo. Miranda foi a primeira analista que pôde se beneficiar dos processos instituídos no Departamento a fim de gerar efeitos de reparação do racismo estrutural presente em nossa sociedade. A última Assembleia de membros, reunida ao final do ano passado (2020), se comprometeu a construir e aplicar políticas reparatórias e remeteu às suas partes, às suas articulações internas, a construção e implementação dessas políticas. A Comissão de Admissão, imbuída de tal tarefa, passou, desde o início desse ano de 2021, a desenvolver a incumbência de transformar o fluxo do processo de admissão: às candidatas auto-declaradas negras ou indígenas foi reconhecida a prioridade no fluxo de espera entre o envio de seu pedido de pertencimento e o desencadeamento de seu processo junto à Comissão de Admissão. Normalmente leva-se pouco mais de um ano nessa espera.

Assim, junto com a chegada de Miranda, estivemos comemorando a efetiva implementação de tal compromisso de nosso Departamento com a vanguarda do espírito de nosso tempo!

E logo mais vem Anne Egídio. Bem-vindas!


São Paulo, primavera de 2021.



[1] Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professor no Curso de Psicanálise e integrante da Comissão de Admissão.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/