DEPARTAMENTO

ESTRUTURA E GESTÃO


Área de Eventos


A Área de Eventos viabiliza condições institucionais para a realização dos eventos, internos ou abertos ao público externo, propostos por grupos, áreas, membros agrupados ou de sugestão individual dos membros do Departamento, assim como aqueles propostos pelo Conselho de Direção. Ao funcionar como catalisadora e articuladora desses eventos, é um dos meios de invenção, divulgação e de representação da psicanálise exercida no Departamento de Psicanálise. Ao incentivar o trabalho coletivo, abre espaço para o diálogo, realça possíveis caminhos e aberturas, permitindo construir e explicitar a compreensão singular desse grupo de psicanalistas acerca do campo psicanalítico atual, de sua política e de sua história de constituição.
 

O trabalho desta Área implica intensa interlocução com diferentes grupos do Departamento e com as demais Áreas articuladas pelo Conselho de Direção -tanto com a Área a que o evento se refere quanto com as Áreas de Relações Internas, Relações Externas, Publicações e Comunicação e Administração e Finanças, convocadas a intermediar relações e comunicações com o Instituto Sedes Sapientiae e com o público participante e a administrar os recursos envolvidos.

 

Os projetos de eventos são submetidos, pelo articulador da Área, à avaliação do Conselho de Direção, que adota como critérios para a concretização de suas atividades os princípios e diretrizes do Departamento de Psicanálise.

 

São formatos frequentes destes eventos, organizados por comissões específicas a cada proposta: Ciclos de debates promovidos no próprio espaço do Instituto Sedes ou em parcerias com outros equipamentos culturais; Jornadas temáticas, Colóquios, Encontros com psicanalistas do Departamento ou outros, de interesse relevante, Conferências que integram ciclos organizados em parceria com outras instituições, Encontros temáticos, Mesas-redondas, Lançamentos dos livros de produção interna do Departamento de Psicanálise e Homenagens.

 

Realiza o evento Entretantos, destinado a dar a conhecer o momento atual das produções do Departamento, fazê-las conversar e circular, evidenciando as complexas linhas que compõem suas políticas, identificando obstáculos que encontram e favorecendo brechas através das quais podem se expandir. Sua primeira edição, em 2014, visou a um Panorama dos grupos de trabalho em atividade no Departamento: seus propósitos, sua história, suas produções teóricas e clínicas. A segunda edição de Entretantos realizou-se em duas fases no decorrer do ano de 2016, sob o tema 30 anos de Psicanálise e Política. A terceira edição de Entretantos foi realizada sob o tema Os Brasis, nosso lugar de fala: Psicanálise no Brasil e sociedade brasileira -políticas de democratização, políticas de desejo e composta em duas vertentes. A série de três encontros designada Entretantos Convida: Democratizar a psicanálise no Brasil -propostas para os próximos cinco anos convidou os psicanalistas externos Benilton Bezerra Jr. e Mirian Debieux Rosa (outubro 2022), Abrão Slavutzky e Rafael Alves Lima (março 2023) e Andrea Guerra e Patrícia Villas-Bôas (setembro 2023) a conversarem online conosco. O grande encontro Entretantos Cá entre Nós (setembro 2023) teve três eixos: Psicanálise e Sociedade; Psicanálise e formação de psicanalistas; Clínica e investigação psicanalíticas e duas modalidades de participação: trabalhos escritos para apresentação à discussão e rodas de conversas sobre experiências em territórios diversos e/ou situações adversas.


Articuladora da Área de Eventos: Ana Carolina Vasarhelyi de Paula Santos


 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04242024220935043198140003