DEPARTAMENTO

ESTRUTURA E GESTÃO


Área de Formação Contínua


A Área de Formação Contínua se caracteriza como um espaço de formação e de produção para os membros e aspirantes a membro do Departamento de Psicanálise. Em constante trabalho de elaboração relacionado a um saber que sofre transformações e a uma prática viva, apoia o desenvolvimento do ofício do psicanalista no tripé análise pessoal, clínica supervisionada e estudo teórico, sempre a partir do debate fundamental sobre as questões sociais e políticas contemporâneas.
 

Tendo como princípio o engajamento produtivo dos membros do Departamento, a Área acolhe, incentiva e promove a criação e a circulação de propostas de trabalho e pesquisa, que são encaminhadas para apresentação e aprovação do Conselho de Direção do Departamento de Psicanálise.

 

Nesta direção, o articulador da Área se responsabiliza pela coordenação do dispositivo Incubadora de ideias, que desde setembro de 2011 oferece uma reunião mensal aberta a todos os membros e aspirantes a membro interessados em conceber e viabilizar novos grupos de trabalho e pesquisa, dedicados a refletir, problematizar e pesquisar temas importantes da teoria e da clínica psicanalítica.

 

Os grupos de trabalho e pesquisa estão voltados à produção de seus integrantes e à interlocução entre pares. Em função de seus interesses de trabalho, podem receber até 20% de externos do número total de vagas oferecidas, a fim de possibilitar a aproximação e participação de psicanalistas que não pertençam ao Departamento. Desde a fundação da Política de Reparação no Departamento de Psicanálise, 10% dessas vagas se destinam a pessoas negras e indígenas.

 

A Área realiza reunião anual com os interlocutores dos grupos de trabalho e pesquisa, objetivando a circulação de propostas de trabalho e a comunicação entre eles e com o Conselho de Direção.


Articuladora da Área de Formação Contínua: Cristina Ribeiro Barczinski



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id03292024074817210165081003