DEPARTAMENTO

ESTRUTURA E GESTÃO


Comissão de Admissão


A Comissão de Admissão do Departamento de Psicanálise iniciou suas atividades em agosto de 1997. Foi instituída para processar a admissão de psicanalistas que desejem fazer parte do Departamento de Psicanálise, e cuja formação tenha se dado tanto dentro quanto fora dos cursos e das atividades formativas por ele produzidas.
 

Orientada pelo princípio da explicitação do vínculo do analista, que pleiteia seu pertencimento ao Departamento, com a psicanálise, a Comissão desenvolve um delicado e extenso trabalho de interlocução com o analista solicitante, que visa a deixar claro seu percurso histórico pessoal, sua clínica psicanalítica, bem como discutir as diversas questões -teóricas, clínicas e institucionais- que o movem, para localizar sua demanda de inserção.

 

Neste processo, não apenas o solicitante é reconhecido em seu posicionamento psicanalítico, como explicita seu percurso de aproximação aos princípios e finalidades do Departamento e aos princípios do Instituto Sedes Sapientiae.

 

A Comissão de Admissão do Departamento de Psicanálise considera que este é um processo complexo e que ultrapassar o formalismo de uma adesão burocrática supõe um trabalho permanente e renovado a cada processo singular.

 

O processo de admissão se desenvolve em quatro etapas:
1. Documentos: curriculum vitae e memorial;
4. Entrevistas;
5. Escrita inédita e original de um caso clínico;
6. Apresentação pública.

 

A totalidade do processo de admissão de um candidato deve ocorrer no prazo de um ano, tempo contado a partir do recebimento, pela Comissão de Admissão, dos documentos da primeira etapa.

 

A depender do desejo do candidato e da avaliação da Comissão de Admissão, poderá ser incluído, para colaborar no processo como interlocutor, um membro do Departamento que conhece o trabalho do candidato e pode opinar sobre ele, sobre sua clínica e sua formação.

 

As diferentes etapas e outros aspectos do processo encontram-se descritos no documento "Breviário: Admissão no Departamento de Psicanálise", de agosto de 2010. Um número temático da revista Percurso -"Psicanálise: Formação e instituições" (Percurso 45, 2o semestre 2010)- foi dedicado às reflexões suscitadas pela experiência neste dispositivo.

 

Composição da Comissão de Admissão
Os integrantes da Comissão de Admissão são eleitos pela Assembleia Geral do Departamento para um período de dois anos de trabalho e podem permanecer em seus cargos por duas gestões consecutivas. A Comissão de Admissão é composta por um mínimo de 8 e um máximo de 12 membros integrantes, e se renova parcialmente a cada eleição do Conselho de Direção, a fim de garantir a continuidade dos trabalhos.

 

Membros da Comissão de Admissão no biênio 2024-2025:
Vilma Florêncio da Silva - Representante no Conselho de Direção
Debora Pereira do Rego Felgueiras
Gisele Senne de Moraes
Lucia Helena Navarro
Maria das Graças Amorim da Hora
Maria Francisca Oliveira Marinho Lutz
Nanci de Oliveira Lima, Roberta Kehdy
Silvia Ribes



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04242024085300216160220018