CURSOS

APRESENTAÇÃO


A Área de Cursos tem o objetivo de sustentar a reflexão sobre a transmissão da psicanálise e a formação de psicanalistas comprometidos com seu tempo; orienta-se pela concepção de que ensinar psicanálise é fazer trabalhar a relação entre teoria e clínica.
 

A área articula:

- os espaços de transmissão da psicanálise no Departamento, ou seja, os três cursos do Departamento que são cursos regulares do Instituto Sedes Sapientiae e o GTEP - Grupo de Transmissão e Estudos de Psicanálise;
- os espaços de transmissão e o conjunto do Departamento;
- os alunos e o Departamento.

 

Trabalha também para promover a difusão e o conhecimento dos projetos e programas dos cursos junto à comunidade e constrói políticas de formação que acompanham e problematizam as mudanças no cenário contemporâneo.

 

Afirma a autonomia dos espaços de transmissão quanto à formulação de programas, modo de funcionamento e composição do corpo docente. Busca, ainda, favorecer que essa autonomia não resulte em isolamento, mas em compartilhamento da singularidade das experiências de transmissão.

 

A Área propicia um espaço de discussão a respeito do vínculo dos cursos e do GTEP com o Instituto Sedes Sapientiae.

 

Atua na construção das condições para a implementação e sustentação de práticas de reparação junto aos cursos, em consonância com a Política de Reparação do Departamento. Neste sentido, participa da discussão sobre a implantação das cotas raciais fornecidas pelo Instituto e das demais condições necessárias a uma efetiva democratização do acesso à formação em psicanálise.

 

Desde 2019 acompanha o desenvolvimento da política de bolsas de estudos distribuídas a alunos dos cursos, cujos principais critérios de concessão são a implicação do aluno em sua participação no curso, seu envolvimento com serviços de interesse público e o enfrentamento de dificuldades financeiras.


Os cursos oferecidos pelo Departamento de Psicanálise são:

- Psicanálise
 
Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma

 

- Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea

 

O GTEP está referenciado à Área de Transmissão, Pesquisa e Intervenções Externas.

 

Como forma de consolidar a Área de Cursos no contexto do Departamento de Psicanálise, desde 2017 foi composta uma Comissão Mista de Cursos, integrada por representantes dos três cursos e do GTEP. Estes professores têm rodiziado o assento de articulador da Área de Cursos no Conselho de Direção.

 

Articuladora da Área de Cursos: Roberta Wanderley Kehdy



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04212024053221224097201044