GRUPOS DE TRABALHO

ARTICULAÇÕES TEÓRICO-CLÍNICAS: FREUD E LACAN


O grupo de leitura Articulações teórico-clínicas: Freud e Lacan formou-se em setembro de 2011 a partir do espaço de interlocução oferecido pela Incubadora de ideias, sob a denominação de Casos clínicos de Freud comentados por Lacan, com a seguinte proposta:

 

Freud nos coloca diante de um enigma, quando nos recomenda a cada novo caso, esquecer o que sabemos. Como esquecer o que se sabe e fazer disso algo que opere com frescor, como novidade?

 

Ler os casos clínicos de Freud. De novo. Mais, ainda... Dessa vez, acompanhados pelos comentários de Lacan, eterno leitor de Freud, destacando dessas leituras elementos que nos permitam discutir e refletir sobre a direção do tratamento na clínica de cada analista.

 

Os textos escolhidos para o início deste trabalho pertencem a momentos distintos no percurso dos autores. Mais do que modelos, temos a presença de impasses clínicos e teóricos e as tentativas dos autores para ultrapassá-los. Após esse período, o grupo se dedicou ao estudo de conceitos psicanalíticos em Freud e Lacan e segue agora com a proposta de se manter como um espaço de interlocução, articulação teórico-clínica e transmissão, tendo como referência leituras paralelas entre esses autores.

 

O grupo apresentou-se nos eventos Entretantos com os trabalhos "Comentário do texto 'A direção do tratamento e os princípios de seu poder', de Jacques Lacan" (2014), "O discurso analítico como subversão política"(2016) e "A democratização da psicanálise e seus efeitos na contemporaneidade sob a ótica da angústia do analista" (2023).

 

O grupo é horizontal e realiza suas atividades online.

 

Encontros

quinzenais remotos, às segundas e quartas terças-feiras do mês, das 11h30 às 13h00. 

 

Integrantes

Luciana Gutierres, Maria Cristina Petry Barros Martinha, Maria das Graças Amorim da Hora, Maria Margarida L. Prates, Pietro Giuseppe Puppo, Rosângela de Paula Oliveira, Rose Rossetti Miranda, Vânia Gonçalves T. Lara dos Santos e Vivian Sayuri Teixeira da Silva.


Interlocutora:

Maria Cristina Petry Barros Martinha (cristinapetry@uol.com.br)



Articuladora da Área de Formação Contínua:
Cristina Ribeiro Barczinski

 

Texto Entretantos, 2014

 

Atividades Internas (Sala e datas das reuniões). 



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04192024024809020116138003