GRUPOS DE TRABALHO

COMUNIDADE DE DESTINO


O grupo de trabalho Comunidade de destino dedica-se à leitura e à discussão da obra de Sándor Ferenczi e dos analistas que se inspiraram em seu pensamento. A influência e a importância de Ferenczi têm sido reconhecidas pelas mais diversas linhagens psicanalíticas, assim como seu lugar de precursor no trabalho com casos difíceis. Nesse sentido, destaca-se em sua obra a problematização privilegiada de alguns campos, como o da transferência-contratransferência e a questão do tato, o da regressão, o da teoria do trauma psíquico, o das formas expressivas do corpo, e o da apreensão da realidade, para citar alguns.

 

No Brasil, o crescente interesse no analista húngaro estende-se hoje para muito além de seu papel como interlocutor privilegiado de Freud. O pensamento de Ferenczi mostra-se clinicamente importante, teoricamente relevante e politicamente atual.

 

Além de um espaço horizontal e sistematizado para estudo, este grupo, que iniciou suas atividades em março de 2023, procura dialogar com os demais grupos, nacionais e internacionais, dedicados às ressonâncias do pensamento do autor.

 

Começou seu trabalho pela leitura de textos introdutórios e, em seguida, decidiu coletivamente o roteiro de estudos.

 

O grupo apresentou-se no evento Entretantos Cá entre Nós, de setembro de 2023, com o trabalho "Revisitando a contribuição de Ferenczi para a formação psicanalítica brasileira".

 

Encontros

mensais presenciais, às quartas sextas-feiras, das 16h00 às 18h00.

 

Integrantes

Beatriz Cerqueira, Bruno Esposito, Camila Flaborea, Cristina Maria Banduk Seguim, Débora Albiero, Denise Cardellini, Eugênio Canesin Dal Molin, Fernanda Galvão, Fernanda Ramos, Flávia Roque, Gabriel Mugnatto, Glenda Beigler, Juliana Franchi Polakiewicz, Leonardo Tunoda Washington, Luciano Bregalanti, Marcela Assef, Marcelo Vial, Márcia Bozon, Márcia Daher, Márcia Gimenes, Maria Luiza Maia, Maristela Vendramel Ferreira, Marleide Soares, Pedro Robles, Renata Udler Cromberg, Ricardo Abrahão, Selma Atti Ricci, Susan Markuschower, Thais Siqueira, Vitória Regis Gabay de Sá e Viviane Hercowitz.

 

Interlocutora

Camila Flaborea (cflaborea@gmail.com)


Articuladora da Área de Formação Contínua:
Cristina Ribeiro Barczinski



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04192024221333155251149003