GRUPOS DE TRABALHO

EM-LINHA: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A CLÍNICA PSICANALÍTICA ONLINE


 

A clínica psicanalítica mediada por tecnologias de comunicação, até há pouco experimentada em situações muito particulares e em pequena escala, instalou-se como opção única de trabalho em 2020, pela necessidade de isolamento social. E agora temos fortes razões para acreditar que o trabalho analítico em-linha passará a se constituir em mais uma modalidade clínica relativamente frequente, cada vez mais incorporada ao nosso arsenal.


Este grupo tem como meta o fortalecimento das nossas capacidades de trabalho em-linha e de senso crítico relativo a ele. A estratégia para isso é o estudo de alguns modelos teórico-clínicos de trabalho, buscando referências que possam adicionar consistência aos elementos desses novos settings e dessas novas (ou não?) qualidades de acolhimento, de escuta, de processamento, de intervenção, etc.

 

FUNCIONAMENTO

• Grupo aberto a membros, aspirantes e alunos dos cursos do depto., até o limite máximo de 25 participantes (com a possibilidade de até 5 participantes externos ao depto).
    • Encontros quinzenais, online, de 1h30 de duração, às sextas-feiras de 16:30 a 18:00.
    • O trabalho se organiza em semestres como ‘unidades de estudo-pesquisa' em torno de um autor e seus afins.
    • Em 2021 o grupo iniciou trabalhando o pensamento de C. Bollas, que se estende até o final de 2023.
    • O grupo é aberto à entrada de novos membros no início de cada semestre. Inscrições com Lia Pitliuk pelo e-mail: lia.internet@gmail.com

Integrantes no segundo semestre de 2023: Carolina Guimarães de Baptista, Debora Felgueiras, Fernanda Galvão, Lia Pitliuk, Ligia Pezatti, Lila (M. Carmo Dittmar), Nelci Andregheto, Renata Coji, Renata Lauand, Roberta N. B. Ventura, Silvia Lopes de Menezes, Sonia Neves, Susy Markuschower, Vivian Montag.
 
Interlocutora: Lia Pitliuk

Articuladora da Área de Formação Contínua: TCristina Ribeiro Barczinski


 

 




 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04252024092019086021191018