GRUPOS DE TRABALHO

GENERIDADES: IDENTIDADES, GÊNEROS E DESEJO


O Generidades é um grupo de trabalho e pesquisa que iniciou suas atividades em agosto de 2016, com o objetivo principal de propiciar e construir diálogos e reflexões teóricas entre a psicanálise e outros discursos e campos de saber que se debruçam sobre as questões de identidade de gênero, sexualidade e seus desdobramentos -tais como a medicina, a antropologia, a sociologia, a filosofia e o direito. Também tem como proposta promover discussões clínicas que permitam compreender as formas de sofrimento que se apresentam na contemporaneidade, assim como acolher a militância que tanto tem lutado por seus direitos.

 

Ao refletir sobre a esfera social atual, o grupo também tem como uma de suas diretrizes desconstruir padrões estabelecidos no pensamento psicanalítico sobre o tema, comprometendo-se com um trabalho teórico-clínico que se indague sobre as diferentes compreensões dos conceitos de gênero e sexualidade, em interlocução com os vários discursos da cultura e levando em conta as novas expressões do desejo.

 

Almeja ainda pesquisar obras de autores que, dentro e fora da psicanálise, permitam situar e elaborar indagações que enriqueçam as possibilidades de escuta e intervenção clínica, colocando a teoria psicanalítica a trabalhar e a responder por seu lugar nos debates sobre essas temáticas.

 

Realizou dois eventos no Departamento de Psicanálise: "Generidades: sexo, gênero, psicanálise" (2019), em torno dos diálogos (im)pertinentes entre psicanálise, teorias queer e transgeneridades, das transidentidades e transcidadania e de encontros transdisciplinares; "Experiências transidentitárias: ressonâncias no campo clínico-político, familiar e social" (2021), na forma de bate-papo online com Eduardo Leal Cunha, Coraci Ruiz e Luca Scarpelli, em torno do documentário Limiar. Participou do evento "Famílias brasileiras subindo a rampa: cada uma delas existe e é importante para nós" (2023), com a apresentação do texto "Vidas trans: das múltiplas violências à construção de laços de reconhecimento".

 

Encontros

mensais remotos, às quartas quintas-feiras de cada mês, às 20h30. 

 

Integrantes

Ada Morgenstern, André Bizzi, Christiana Freire, Cristina Herrera, Daniela Danesi, Fernanda Galvão Amaral, Gisela Haddad, Isadora Barreto, Ivy Semiguem Freitas de Souza de Carvalho, Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Luísa Godoy, Margarida (Kika) Soibelmann Melhem, Maria Aparecida Miranda, Maya Foigel, Mira Wantjal, Noemi (Noni) Moritz Kon e Veridiana Fraguas.

 

Interlocutora

Daniela Danesi (dandanesi@uol.com.br)

 

Articuladora da Área de Formação Contínua: Cristina Ribeiro Barczinski

 

Atividades Internas (Sala e datas das reuniões). 

 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id03292024053813116016192044