GRUPOS DE TRABALHO

GTEP - GRUPO DE TRANSMISSÃO E ESTUDOS DE PSICANÁLISE


O Grupo de transmissão e estudos de psicanálise iniciou suas atividades no setor Grupo de estudos, em 1985, compondo o projeto inicial do Departamento de Psicanálise. Em 1989, deu início à condução de projetos de transmissão e de formação, nomeando-se como GTEP a partir de 2004. Sua principal tarefa é a realização de atividades de transmissão da psicanálise e de formação de analistas fora dos limites da cidade de São Paulo.

 

O GTEP compreende a formação psicanalítica como um processo permanente e contínuo, sustentada no tripé: análise pessoal, estudo teórico e supervisão clínica. Considera a importância das características e particularidades de cada localidade onde desenvolve suas atividades e, por isso, cria para cada grupo uma proposta específica de percurso de transmissão, tendo sempre como eixo teórico-clínico o estudo da obra freudiana, na sua complexidade e atualidade. A formação básica é constituída por quatro módulos temáticos, com encontros mensais de oito a dez horas de duração, durante nove meses, que podem ser estendidos de acordo com as solicitações dos envolvidos.

 

O GTEP é um grupo horizontal com gestão coletiva, realizada através de reuniões quinzenais. Os "grupos de retaguarda", que servem de apoio para cada localidade, também se reúnem quinzenalmente. Cada retaguarda é responsável pela coordenação institucional e pela coordenação do módulo em andamento, praticadas por meio de um coordenador institucional, que se encarrega das relações entre cada localidade e a respectiva retaguarda e de um coordenador de módulo, que conduz os seminários e as supervisões em grupo. Este último é substituído ao final de cada módulo, a fim de favorecer novas transferências e ampliar a experiência do grupo em relação a diferentes estilos de transmissão.

 

O GTEP já se ocupou da formação de analistas nas cidades de Barretos, Barueri (Alphaville), Fortaleza, Franca, Jundiaí, Limeira, Londrina, Lorena, Ribeirão Preto, Rio Claro, Taubaté e Uberaba. Atualmente desenvolve suas atividades nas cidades de Goiânia, Maringá e São José do Rio Preto.

 

O GTEP também participa e colabora na promoção de espaços de discussão sobre a clínica psicanalítica, desde 2003. Alguns escritos e publicações são frutos desses encontros, tais como Desafios da clínica psicanalítica na atualidade, org. Fatima Milnitzky, 2006; Narcisismo: o vazio da cultura e a crise de sentido, org. Fatima Milnitzky, 2007. Em 2008, estabeleceu parceria com o Curso de Psicanálise na realização da jornada "Psicanálise hoje: Caminhos da formação e da transmissão". Apresentou trabalhos nos eventos Entretantos: "Diferença e transmissão: a experiência de circulação das transferências no GTEP" (2014); "Política de transmissão da psicanálise na diversidade"(2016) e "Diferenças e especificidades dos percursos de transmissão do GTEP em linha ou geograficamente presentes"(2023). Em 2023, seus professores participaram do Processo formativo proposto pelo Curso de Psicanálise com o objetivo de apresentar subsídios teóricos para uma reflexão sobre os efeitos subjetivos do racismo, o racismo institucional e, sobretudo, sobre as possibilidades e (co)responsabilidades para uma formação antirracista em psicanálise.

 

O ingresso de novos integrantes no GTEP ocorre por meio de seleção aberta a todos os membros do Departamento de Psicanálise.

 

Encontros

O GTEP se reúne quinzenalmente, às quartas-feiras, das 8h00 às 9h30.


Integrantes
Elcio Gonçalves, Fatima Milnitzky, Gisele Senne de Moraes, João Rodrigo Oliveira e Silva, Leonardo Tunoda, Liliane de B. V. Guimarães Mendonça, Lucia Helena Rodrigues Navarro, Márcia Daher, Márcia Ramos, Maria Aparecida Barbirato (em licença), Maria Carolina Accioly Carvalho Silva, Maria Ines Tassinari, Mira Wajntal, Nanci de Oliveira Lima, Nelci Ramos Andregheto, Rosangela Rodrigues Gouveia, Silvia Inglese Ribes e Tiago Corbisier Matheus.
 

Interlocutor do GTEP

Tiago Corbisier Matheus (tmatheus@uol.com.br)

 

Representante na Comissão Mista de Cursos

Márcia Ramos (mmarciarramos@hotmail.com)

 

Articuladora da Área de Transmissão, Pesquisa e Intervenções Externas: Evelyse Stefoni de Freitas Clausse

 

Texto Entretantos, 2014

 

Atividades Internas (Sala e datas das reuniões).


 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04242024223645135048144003