GRUPOS DE TRABALHO

MATRIZES CLÍNICAS



Este grupo tem como objetivo o estudo das "matrizes clínicas" que têm orientado, na história da nossa disciplina, a construção do pensamento e da prática dos psicanalistas. Tais matrizes, segundo proposição de Renato Mezan, constituem-se por "um determinado tipo de organização psicopatológica com sua estrutura própria, seus conflitos originadores e suas modalidades características de defesa" (O tronco e os ramos, pg.34), e estariam correlacionadas, por sua vez, a diferentes modelos metapsicológicos. Se as matrizes nasceram - pelo menos em parte - na obra de Freud, elas foram objeto de constante reelaboração ao longo da psicanálise pós-freudiana, desdobrando-se em uma série de derivações e, possivelmente, na proposição de novas matrizes clínicas.

 

Em uma primeira etapa, o grupo tem se dedicado a um mapeamento panorâmico das linhas gerais da história dos modelos em psicanálise, a fim de nele situar a proposição das matrizes clínicas e seus desenvolvimentos. Neste estudo histórico e epistemológico, temos nos debruçado sobre as contribuições de Greenberg & Mitchell, Renato Mezan, Zeljko Loparic, Andre Green, Joyce McDougall, Pontalis, Bollas, Decio Gurfinkel, Leopoldo Fulgencio, C. Dunker, Ana Maria Sigal, Nelson Coelho Jr, Luís Cláudio Figueiredo e outros.

 

Em seguida, nos dedicaremos a identificar e a percorrer, tanto na obra de Freud como na de outros analistas que o seguiram, as diversas matrizes clínicas, tais como: as neuroses atuais, a histeria, a psicose, a neurose obsessiva, as neuroses narcísicas, o fetichismo e outras possíveis matrizes a serem identificadas e mapeadas. Neste percurso, pretendemos nos dedicar a compreender as características, a evolução e os desdobramentos de tais matrizes na psicanálise contemporânea, conduzindo ao estudo de formas clínicas tais como os casos-limite, as patologias psicossomáticas, as patologias do agir, as adicções, os transtornos do caráter, a normopatia, e tantas outras.

 

Encontros: mensais na quarta sexta-feira de cada mês, das 13:30hs às 15:30hs, presencialmente no Sedes.
 
Atuais integrantes: Carla Junqueira Barros, Cláudio de Oliveira Filho, Cristiane Gonzalez Gomes, Débora Gaino Albiero, Decio Gurfinkel, Heloísa Ribeiro Mesquita, Ilana Tawil Schwartzman, Katia Cappucci, Luciana Miranda Penna, Luiz Gustavo Caleiro e Wild Veiga, Marcelo Soares da Cruz, Marcelo Torres Vial, Marcia de Mello Franco, Mariana de Oliveira Fresnot, Michael Reuben, Milena Dayan Liberman, Mira Wajntal, Paula Mandel, Pedro Musa, Priscilla Prada, Renata Cerello ChapChap, Ricardo Radin Bueno, Roberta Kehdy, Roberta Mokrejs Paro, Rodrigo Veinert, Sérgio de Gouvêa Franco, Silvia Inglese Ribes, Solange Maria Santos Oliveira, Tanya Volpe Spindel, Valdira Penedo, Vitória Regis Gabay de Sá, Waleska Silva de Melo.
 
Novos integrantes interessados: fazer contato com Waleska: waleskasilva@yahoo.com.br


Interlocutora: Mira Wajntal

Articuladora da Área de Formação Contínua: Cristina Ribeiro Barczinski

 

Atividades Internas (Sala e datas das reuniões).  



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04252024062722214202015003