GRUPOS DE TRABALHO

O FEMININO E O IMAGINÁRIO CULTURAL CONTEMPORÂNEO


O grupo de trabalho e pesquisa O feminino e o imaginário cultural contemporâneo objetiva, desde 1996, a pesquisa sobre as mudanças do lugar social da mulher e do imaginário cultural, suas repercussões na constituição da subjetividade e suas formas de apresentação na clínica contemporânea.

 

Nos primeiros anos, o grupo teve como eixo a discussão teórica, abordando a temática do feminino nos textos freudianos, pós-freudianos e de autores contemporâneos, e o estudo e a discussão da metapsicologia psicanalítica. Tais discussões sempre foram entretecidas com a reflexão sobre fatos cotidianos e acontecimentos clínicos, de consultórios e instituições. Os conceitos psicanalíticos foram retrabalhados perpassando também outros discursos da cultura, principalmente do cinema, do teatro, da literatura, da arte contemporânea e da mídia -televisão, jornais e revistas.

 

Após os primeiros anos dedicados ao estudo do tema nas produções de diversos psicanalistas, os participantes do grupo foram se autorizando como autores e pesquisadores do tema. Em 2001 sistematizaram suas produções e organizaram sua primeira jornada: Figuras clínicas do feminino no mal-estar contemporâneo, com a participação dos membros do Departamento. Os trabalhos ali apresentados foram reunidos e publicados no livro de mesmo nome, em 2002. Os artigos que integram o livro espelham a abrangência do tema e vêm sendo amplamente discutidos ao longo desses anos, dentro e fora do Departamento.

 

Em maio de 2007 o grupo organizou sua segunda jornada temática: Interlocuções sobre o feminino: na clínica, na teoria, na cultura, que originou a publicação dos trabalhos apresentados no livro de mesmo nome, lançado pela editora Escuta em 2008.

 

Em junho de 2015 organizou sua terceira jornada temática: Corpos, sexualidades, diversidade, publicando em 2016, sob o mesmo título, o livro editado pela Escuta.

 

Atualmente o grupo desenvolve três atividades: projetos de pesquisas (supervisionados quinzenalmente); seminários quinzenais sobre diferentes temas do feminino e reunião semestral, com a presença de todos os seus integrantes, para a discussão de um tema pontual previamente agendado.

 

A partir das pesquisas realizadas, também produziu artigos e resenhas destinados a revistas e coletâneas. Representado por alguns de seus integrantes, o grupo participou de eventos organizados por diferentes instituições a convite dos seus organizadores, sobre os temas das pesquisas.

 

Apresentou-se nos eventos Entretantos com os trabalhos "O feminino: desdobramentos do percurso" (2014), "As subjetividades em trânsito" (2016) e "Feminino em trânsito: percursos de pesquisa em psicanálise" (2023).

 

Em maio de 2022 o grupo lançou seu quarto livro, Feminismos em trânsito (editora Zagodoni, 2021), fruto de trabalho de pesquisa desenvolvido por intermédio de rodas de conversas.

 

O grupo segue aprofundando e tecendo novas investigações diante da complexidade e  da multiplicidade conceitual e clínica que o feminino abarca, ampliando estudos sobre a sexualidade, a diversidade e a alteridade - um campo amplo de pesquisa e escuta.

 

Coordenadora: Silvia Leonor Alonso.

 

Encontros

quinzenais remotos, às quintas-feiras, das 9h00 às 11h30.

 
Integrantes
Agda Sardenberg Jardini, Bianca Giusti, Breno Sniker, Evelyse de Freitas Clausse, Ivy Semiguem, Marcia Cristina Curtolo, Maria Aparecida Barbirato, Maria Carolina Accioly, Mariana David Melhem, Marli Ciriaco Vianna, Nanci M. Shizaza, Roberto Villaboim, Rosangela Gouveia, Silvia Leonor Alonso, Silvia Gonçalves, Telma Ximenez e Tide Setubal.


Interlocutora

Silvia Leonor Alonso (silviaalonso@uol.com.br)

Articuladora da Área de Formação Contínua: Cristina Ribeiro Barczinski

 

Texto Entretantos, 2014

 

Atividades Internas (Sala e datas das reuniões).   



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04162024150820073031019003