GRUPOS DE TRABALHO E PESQUISA

PSICANÁLISE DE GRUPO: TEORIA E PRÁTICA


A clínica psicanalítica com grupos é, sem dúvida, muito mais praticada no Brasil do que temos dimensão: tanto no âmbito institucional, onde, muitas vezes, psicanalistas são convocados a manejar grupos e se veem diante do desafio de aplicar uma psicanálise forjada sobre a realidade psíquica de um sujeito a um grupo de sujeitos, quanto nos consultórios, sobretudo nos atendimentos a casais e famílias. No entanto, não vemos, na mesma proporção, espaços de pesquisa, discussão clínica e formação para o trabalho com grupos nas instituições psicanalíticas.

 

Podemos observar, com frequência, profissionais se confrontando com a urgência de dar conta de muitas demandas, fazendo com que tenhamos muitos dispositivos "experimentais", nos quais psicanalistas vão criando formas de atender sujeitos em grupo. Isso nos coloca uma questão fundamental, a saber, a de que é muito comum que os atendimentos em grupo - tanto nos consultórios quanto nas instituições - reproduzam a lógica do atendimento individual, produzindo, assim, análises individuais em contexto grupal.

 

O Grupo de Trabalho Psicanálise de grupo: teoria e prática se propõe a ser um espaço de pesquisa e discussão sobre as práticas clínicas em torno dos grupos e das instituições, tendo como principal articulador a ideia de que intrapsíquico e intersubjetividade são indissociáveis, o que tem consequências importantes na constituição psíquica e no trabalho com grupos. Herdeiro do Grupo de Trabalho e Pesquisa: Dinâmicas Grupais e Institucionais (2004-2020), este GT reúne psicanalistas interessados em estudar autores da psicanálise que se debruçaram e se debruçam sobre as especificidades teóricas e clínicas do trabalho com grupos e com instituições.

 

Vale lembrar que, de acordo com a regulamentação do Departamento de Psicanálise, 20% das vagas do grupo podem ser ocupadas por pessoas externas ao Departamento, sendo que metade delas, ou seja 10% das vagas são reservadas para pessoas negras ou indígenas, segundo a política de reparação referendada pela Assembleia desde 2020.

 

Referências bibliográficas básicas:

Bion, W. R. Experiências com grupos. Rio de Janeiro: Imago, 1975. (Trabalho original publicado em 1961)

Castanho, P. Uma introdução psicanalítica ao trabalho com grupos em instituições. São Paulo: Editora Linear A-barca, 2018.

Freud, S. Psicologia das massas e análise do Eu. In S. Freud. Obras completas (P. C. de Souza, trad., vol. 15, pp. 13-113). São Paulo: Companhia das Letras, 2011. (Trabalho original publicado em 1921)

Kaës, R. Um singular plural: a psicanálise à prova do grupo. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

 

Encontros

quinzenais, na primeira e na terceira segunda-feira do mês, das 14h00 às 15h30 - presencial no Instituto Sedes, sala 01 Início: 18 de março de 2024

 

Integrantes

Em breve


Interlocutor

Juliana Farah (jfsfarah@gmail.com)

 

Atividades Internas (Sala e datas das reuniões).



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id03292024111712179056157054