GRUPOS DE TRABALHO

SOBRE O ENVELHECIMENTO


O grupo de trabalho Sobre o envelhecimento começou a ser gestado e ganhou seus primeiros contornos na Incubadora de ideias. Tendo se formado um pequeno grupo de pessoas interessadas, passamos a nos encontrar mensalmente fora da Incubadora, desde junho de 2022 até o início oficial do grupo em fevereiro de 2023.

 

Em torno do tema, temos refletido, desde então, sobre o fato de as perdas acompanharem a existência humana ao longo de toda a vida, mas tornarem-se mais presentes conforme se apresentam questões como a aposentadoria, a fragilização do corpo e a morte de pessoas queridas. Se a perda do objeto exige um trabalho de desligamento das representações inconscientes atreladas a ele, o acúmulo de perdas leva a um empobrecimento do Eu, uma vez que o Eu é constituído de imagens de objetos investidos.

 

Construir uma compreensão do processo de envelhecimento à luz da psicanálise exige, portanto, um aprofundamento no estudo do luto, sua especificidade na velhice e as possibilidades de trabalhar o luto do que fomos diante da imagem irreconhecível que o espelho nos devolve.

 

A partir do desejo de ampliar a conversa com a comunidade do Departamento de Psicanálise em torno de temas relacionados ao envelhecimento, em setembro de 2023 o grupo propôs o ciclo Envelhecine em parceria com o LT3, cinema de rua local, para a exibição bimestral de um filme de cinema relacionado a essa temática, seguida de bate-papo.

 

* PROPOSTA ENVELHECINE

 

Encontros

às segundas e quartas quintas-feiras de cada mês, das 20h30 às 22h00.

 

Integrantes

Carla Belintani, Cristiane Lopes, Fabiana Bennetti, Helena Albuquerque, Luciana Goulart Mannrich, Maiana Rappaport, Maria da Graça Barreto Baraldi, Patrícia Fraia, Paulina Schmidtbauer B. Rocha, Renata Cattacini, Rosa Moysés e Vânia Paschotto.

 

Interlocutora

Luciana Goulart Mannrich (lumannrich@hotmail.com)


Articuladora da Área de Formação Contínua: Cristina Ribeiro Barczinski

 

Atividades Internas (Sala e datas das reuniões).  



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04192024170056081181022003