PUBLICAÇÕES

REVISTA PERCURSO


Conheça o site da Revista Percurso

 

A Revista Percurso é editada pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e publicada semestralmente, sem ininterrupções, desde 1988. É uma revista científica dedicada ao avanço dos conhecimentos psicanalíticos em suas vertentes clínica, teórica, metodológica e epistemológica.

 

Ela surgiu do desejo de um grupo de psicanalistas pertencentes ao Departamento de Psicanálise, então recém-fundado, de consolidar o estímulo à criação e à transmissão do pensamento psicanalítico, bem como a troca e a circulação de ideias, tão caras a este Departamento. Este grupo inicial era composto por Janete Froschtengarten, Silvia Alonso, Renata Cromberg e Miriam Chnaiderman e Renato Mezan. Hoje, a revista cresceu, comporta várias seções e possui um grande grupo de participantes que sustentam sua produção.

 

Visando a estimular o debate entre as várias correntes da Psicanálise, Percurso aceita trabalhos de todas as orientações, tanto de membros do departamento quanto de colegas de outras instituições brasileiras e estrangeiras. Pautamo-nos por um ideal exigente de qualidade científica, literária, estética, pela abertura às inovações consistentes, pelo respeito à complexidade da vida psíquica e dos fenômenos socioculturais, pela recusa do dogmatismo, da intolerância e dos reducionismos, pelo diálogo com as áreas conexas.

 

Isto permite aos leitores e aos autores que nela escrevem participar de um debate sempre crítico e atual. A revista publica de 8 a 10 artigos por número, além de uma tradução inédita em português (exemplos: J. Laplanche, P. Fédida, A. Green), e o mesmo número de resenhas, cobrindo o que surge de novo e importante nas publicações psicanalíticas. O leitor também encontra uma entrevista com analistas e não-analistas que têm algo interessante a nos dizer,  e duas seções de debates, em que a revista propõe um tema e uma situação clínica a três colegas de filiações distintas.

 

Celebrando a associação do nosso Departamento com a FLAPPSIC (Federação Latino-Americana de Associações de Psicoterapia Psicanalítica e Psicanálise), iniciamos em 2018 a publicação, a cada volume, de um artigo em língua espanhola.

 

Diversos números são temáticos. Alguns tratam de autores de grande importância, como, Ferenczi, Winnicott, Green, Laplanche, Fédida e Fabio Hermann; outros focalizam um determinado problema e suas ramificações, como "a psicanálise extramuros: cinema, literatura, humor", "formação do analista" ou "psicanálise e política". Estes números alternam-se com outros de conteúdo mais diversificado, de modo a garantir equilíbrio e variedade.

 

O número especial 60/61, que marca os 30 anos da Revista, aborda as questões da violência, do desamparo, da necessidade de uma posição ética engajada na atenção ao sofrimento psíquico frente às grandes perturbações vividas atualmente em nossa civilização.

 

Aos 30 anos de trabalho, a Revista comemora cerca de 1.500 matérias publicadas, entre artigos, resenhas, entrevistas e debates. É um acervo considerável, disponível online no site http://revistapercurso.uol.com.br

 

Por fim, gostaríamos de destacar algumas práticas da revista que visam a torná-la ainda mais útil aos leitores:

 

  • debates semestrais entre autores e leitores de cada número;
  • um site pensado para ser de fácil navegação, do qual faz parte um Índice Temático indexando por assunto todas as matérias publicadas desde o número 1. Convidamos você a visitá-lo, e a usá-lo gratuitamente sempre que precisar de bibliografia para seus trabalhos.

 

Ainda no site encontram-se:

PERCURSO DIGITAL: Postagens como fotos, vídeos, biografias, tabelas que complementam certos textos da revista impressa, e outras com material que embora interessante não encontrou espaço na versão em papel.

 

COMPRAR REVISTAS:  Plataforma de aquisição online (e-commerce pagseguro), que facilita a assinatura, compra de números avulsos individuais ou em pacotes (neste caso, com descontos a verificar).  Endereços das livrarias que vendem Percurso em todo Brasil.

Você pode também entrar em contato conosco pelos telefones: 3866-2753 e 3081-4851 ou pelo e-mail deptodepsicanalise@sedes.org.br

 

COMO ENVIAR ARTIGOS e RESENHAS: normas detalhadas da revista

 

LINKS: de editoras, livrarias, sites de referência, sites temáticos, livrarias  e revistas especializadas para pesquisa.

 

CONTATO: percurso@uol.com.br 

 

COORDENADOR EDITORIAL

Renato Mezan

 

CONSELHO EDITORIAL
Eliana Borges Pereira Leite, Eva Wongtschowski, Leda Maria Codeço Barone, Lilian Quintão, Luciana Cartocci, Mania Deweik, Maria de Lourdes Caleiro Costa, Maria Do Carmo Vidigal Meyer Dittmar (Lila).

 

GRUPO DE ENTREVISTAS

Ana Patitucci, Bela M. Sister, Célia Klouri, Cristina Parada Franch Leite, Danielle Breyton, Deborah Jean de Cardoso e Silvio Hotimsky

 

GRUPO DE DEBATES

Camila Junqueira, Cristiane Curi Abud, Gisela Haddad, Vera Zimmermann e Thiago Majolo

 

DEBATES CLÍNICOS

Beatriz Mendes Coroa, Paula Peron, Sergio Telles

 

CONSELHO EDITORIAL DE RESENHAS

Camila Salles Gonçalves (coordenadora), Janaina Namba, Pedro Mascarenhas, Sergio Telles e Susan Markuszwover

 

FINANÇAS 

Elcio Gonçalves de Oliveira Filho



 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site podem ser utilizadas desde que incluídos os créditos ao Depto de Psicanálise e aos seus autores.
id12152018145131000000000000