PUBLICAÇÕES

BLOG


É com grande satisfação que comunicamos a criação do Blog do Departamento (http://departamentodepsicanalise.blogspot.com.br/) e queremos estender o convite à participação de todos.

O intuito do blog , para além de criar um espaço de troca de conhecimentos e interlocução acerca da psicanálise, visa promover a divulgação da produção e das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Psicanálise, de seus membros e entre seus membros.

Participem! Mande para a comissão editorial do blog artigos e informações sobre psicanálise que vocês considerem relevantes. Contamos também com o envio de artigos científicos escritos por vocês ou de comunicações que fizeram à mídia.
 
Apresentação
Por Fernanda Borges - aspirante a membro

A proposta de um blog surgiu a partir de minha participação na Incubadora de Ideias enquanto aspirante a membro do Departamento. A cada reunião o Departamento era apresentado e reapresentado, retomava-se algumas histórias sobre as origens dos seus grupos, esclarecia-se dúvidas sobre eles, sobre suas regras de funcionamento, etc. Outra questão sempre presente dizia respeito à própria função da Incubadora de Ideias: como articular e viabilizar uma proposta trazida por um membro ou aspirante a membro? Como transformar uma ideia, primeiro em um projeto e, depois, em um grupo de trabalho do Departamento?

Tais discussões me faziam recordar uma experiência pessoal de trabalho num hospital psiquiátrico com um dispositivo criado por Arthur Hyppólito de Moura chamado "Clube dos Saberes", no qual agenciávamos atividades de trocas de saberes, habilidades e conhecimentos entre os agentes institucionais. O Clube era um dos dispositivos propostos a partir de uma análise da instituição, que pretendia incidir nos papéis, nas relações e nas transferências institucionais com o intuito de promover a ambiência terapêutica no hospital.

A história dessa experiência é longa, e o que eu gostaria de ressaltar são as associações que fiz entre ela e o que eu estava vivendo nas reuniões da Incubadora. De certa maneira, o Clube dos Saberes tinha uma função semelhante à da Incubadora ao agenciar as trocas de conhecimento de um coletivo. Por outro lado, uma importante fonte de inspiração da concepção do Clube era a Árvore de Conhecimentos (Levy e Authier), um software desenvolvido para pensar a gestão do conhecimento de um determinado coletivo. De modo bastante simplificado e resumido, esse software funcionava como uma espécie de banco de dados sobre os conhecimentos de cada um que pertencia àquela comunidade e esse banco de dados era transformado em uma imagem - a árvore de conhecimentos - na qual as pessoas podiam se reconhecer e ser reconhecidas, assim como identificar as demandas e as ofertas de conhecimento daquela comunidade.

A partir disso comecei a pensar em como seria possível, de um modo simples, sem um software como a árvore de conhecimentos, construir uma imagem do Departamento que permitisse aos seus membros reconhecê-lo enquanto coletivo, reconhecer suas produções e as pessoas que pertencem a ele, e mais, que facilitasse identificar as demandas e interesses de formação e de trocas de conhecimento? Foi assim que surgiu a ideia de um blog com objetivos bem mais modestos do que estes, ideia que foi sustentada pela Incubadora e apresentada à Gisela Haddad, articuladora da Área de Publicações do Departamento, que a acolheu e se propôs a participar de seu desenvolvimento. A seguir, a proposta do Blog do Departamento formulada por nós.

Proposta

Objetivo geral do blog

Facilitar o reconhecimento do Departamento de Psicanálise e de seus membros e promover a troca de conhecimentos e informações acerca da psicanálise entre seus membros e entre o Departamento e a comunidade mais ampla (outras pessoas, outras instituições)

Objetivos específicos
- compartilhar as produções dos grupos de estudo, trabalho e pesquisa do Departamento;
- compartilhar as experiências ou as produções singulares de seus membros dentro e fora do Departamento;
- trocar conhecimentos acerca da psicanálise.

Conteúdo do Blog

O conteúdo estaria dividido de acordo com as seguintes categorias:

a) produções do departamento: comunicações breves sobre as produções desenvolvidas pelos grupos de estudo, pesquisa e trabalho do Departamento;

b) divulgação de eventos, seminários, colóquios e cursos promovidos pelo Departamento;

c) artigos científicos produzidos por membros;

d) comunicações na mídia feitas por membros;

e) breves relatos de experiência;

f) publicação de artigos ou de resenhas de artigos e livros de relevância relacionados à psicanálise.

Produção de Conteúdo
O conteúdo do blog seria produzido pelos próprios grupos de trabalho, pelas áreas do Departamento ou pelos próprios membros e, enviado à comissão editorial do blog.

Em relação aos grupos de trabalho e as áreas do Departamento, sugere-se que cada grupo e cada área possa se articular com a comissão editorial do blog através de representantes.

Quanto aos membros, eles seriam convidados pela comissão editorial, via e-mail, a contribuir com a produção de conteúdo do blog.

Organização da publicação

A cargo da comissão editorial do blog.

Observações Finais
A divulgação do blog estaria diretamente vinculada à página do Departamento no Facebook, que publicaria vinhetas do conteúdo do blog.

O intuito do blog, mais do que divulgar a produção e atividades de seus grupos e membros, é constituir um espaço de reconhecimento, de troca e de interlocução sobre psicanálise.
 
Comissão Editorial: Adriana Dias, Bianca Giusti, Fernanda Borges, Gisela Haddad e Peu Robles

Articuladora da Área de Publicações e Comunicação: Em aberto


 

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site podem ser utilizadas desde que incluídos os créditos ao Depto de Psicanálise e aos seus autores.
id08252019084339076169204034