EVENTOS

AGENDA



Apresentação Pública - Comissão de Admissão

A apresentação será na SALA 05 no dia 01 de setembro de 2017 a partir das 18h00.
 
A Apresentação Pública é um dispositivo do processo de Admissão de novos membros ao Departamento.
 

Apresentação 1 - Horário: a partir das 18h00

- Maria Inês Tassinari

Caso Clínico: Inacabado de ser, sendo
Resumo: O caso em foco traz a possibilidade de observar os desdobramentos das escolhas inconscientes encrustradas em posições identitárias nocivas, determinadas por um funcionamento melancólico, manifesto numa nostalgia "por nunca ter se sentido sendo". O primeiro tempo da análise, "narrar-ser", quebra o silêncio para si, o que permite apropriar-se(r), desvelando identificações imaginárias e implicando a paciente em suas escolhas. Por esse viés, fazer-se(r) vai gerando a aparição de talentos profissionais e recursos afetivos inimagináveis.

 

Apresentação 2 - Horário: a partir das 19h30 

- Lucia Helena Rodrigues Navarro

Caso Clínico: Koyaanisqatsi: caminhos da linguagem do inconsciente
Resumo: Escrita clínica em que a analista mostra como, a partir da sensibilidade estética de um analisante artista plástico, depreende-se sua resistência à análise e processos de deslocamento que permitem o trabalho de simbolização. Por meio do relato de seu fazer artístico, novos significantes se tornam disponíveis no contexto da transferência em uma vizinhança entre elementos do trabalho e sua história . O sintoma depressivo relatado é lido, a posteriori, como um desmoronamento provocado por uma perda narcísica atual enlaçada a outra, imemorial.

 

Contamos com sua presença,

Comissão de Admissão - biênio 2017/2019

Ana Claudia Ayres Patitucci, Denise Maria Cardoso Cardellini, Liliane de Barros Vaz Guimarães Mendonça, Maria Cristina Petry Barros Martinha, Maria Cristina T. Prandini, Roberto da Costa Moraes Villaboim, Rodrigo Gonçalves Blum e Solange Maria Santos Oliveira.

 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04232024051615147218059013