EVENTOS

EVENTOTECA


ACERVO 2007


EVENTO: 1/2007
Título: CURSO DE PSICANÁLISE - Teoria e Clínica
Data: 2007 e 2008
Detalhes: É destinado a profissionais universitários que já tenham um percurso em sua análise pessoal, estudo teórico psicanalítico e prática clínica, Com uma carga horária de 612 horas, os alunos deverão cursar dois seminários e uma supervisão em cada ano.
Corpo Docente e Supervisores: Alcimar Alves de Souza Lima, Ana Maria Sigal, Anna Maria Amaral, Cleide Monteiro, Decio Gurfinkel, Flávio Carvalho Ferraz, Heidi Tabacof, Isabel Mainetti de Vilutis, Lúcia Barbero Fuks, Mara Caffé, Maria Aparecida Kfouri Aidar, Maria Beatriz Costa Carvalho Vannuchi, Maria Crsitina Ocaris, Maria de Fátima Vicente, Maria Laurinda Ribeiro de Souza, Maria Silvia Bolguese, Mário Eduardo Costa Pereira, Mário Pablo Fuks, Moises Rodrigues da Silva Jr., Myriam Uchitel, Nelson da Silva Jr., Renato Mezan e Silvia Leonor Alonso.
Divulgação: Folder frente - Folder verso
 
 
EVENTO: 2/2007

Título: II JORNADA DO FEMININO
Data:
25 e 26 de maio de 2007

Este grupo, coordenado por Silvia Alonso, trabalha desde 1997 sobre o tema do feminino na atualidade, intercalando discussões sobre a teoria psicanalítica com a pesquisa clínica num diálogo permanente com a cultura, especialmente com o cinema, com a arte contemporânea e com a literatura.
O período que antecedeu a Segunda Jornada foi caracterizado por um trabalho intenso por parte do grupo que, além da organização do evento, se engajou na tarefa de produção de textos, em grupo ou individualmente, sobre as pesquisas que vem desenvolvendo.
A resposta dos colegas do Departamento frente à convocatória para a partici-pação foi muito importante. Contamos com 34 trabalhos enviados, um número bas-tante significativo que, a nosso ver, revela um Departamento muito ativo e produtivo.
As inscrições foram encerradas com dez dias de antecedência, atingindo o número de 273 inscritos. Contamos com muitas pessoas de fora do Departamento, inclusive do interior e de fora do Estado, como do Paraná e do Rio de Janeiro. Este fato resultou no acesso de novas pessoas às nossas produções, sem, contudo, excluir o clima intimista, de muita vivacidade, de interesse e de acolhimento. A Jornada foi coroada com êxito com a apresentação e o debate do filme "Gilete azul" de Miriam Chnaiderman. Aliás, desfecho que reflete o trabalho constante do grupo, sempre em-penhado em fazer ponte com o cinema, a arte e demais produções culturais.

 


EVENTO: 3/2007
Título: TRAMAS E DRAMAS NA PROBLEMÁTICA ALIMENTAR
Data:
14 e 15 de setembro de 2007

Conferencistas: Alessandra Sapoznik, Soraia Bento Gorgati, Mario Pablo Fuks, Ana Lucia de Castro, André Linn, Magdalena Ramos, Luciana Kopelman Thalenberg, Aline Camargo Gurfinkel, João Frayze-Pereira, Maria Helena Fernandes, Claudia Mello, Silvia Leonor Alonso, Angélica de Medeiros Claudino.

Divulgação: Folder frente - Foldere verso

 

Conferência - Construindo a complexidade

 

Mesa 1 - Cultura, consumo, moda e subjetividade

 

Mesa 2 - O quê, como, quando e com quem

 

Mesa 3 - O corpo em perspectiva

 

Mesa 4 - O olhar que distorce

 

Comissão Organizadora: Alessandra Sapoznik, Aline Camargo Gurfinkel, Ana Cecília Mesquita, Liliane B.V.G. Mendonça, Luciana Kopelman Thalenberg, Magdalena Ramos, Mario Pablo Fuks, Soraia Bento Gorgati, Susana Batalhão e Claudia Paula Santos (Articuladora da Área de Eventos do Conselho de Direção do Departamento de Psicanálise).
 


 


 

   
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
As informações deste site não podem ser utilizadas.
id04242024082121155251149003