MEU FILHO É AUTISTA?

 

Cristiane da Silva Geraldo Folino
Denise de Sousa Feliciano

 

Eixo temático – CLÍNICA DA PRIMEIRA INFÂNCIA – INTERVENÇÃO PRECOCE

 

 

RESUMO

 

O presente trabalho relata o caso de uma criança de 13 meses encaminhada pelo pediatra para Consultas Terapêuticas Pais-Bebê-Criança Pequena a pedido da mãe que alegava que o filho apresentava vários dos sinais de risco para autismo, entre eles: ausência de contato visual com a mãe, não respondia ao chamado de seu nome, não interagia buscando expressar suas vontades.

 

Foram realizadas quatro sessões no período de dois meses, todas mostraram elementos fundamentais para o desenvolvimento do trabalho com a criança e sua família. Uma vez que a intensidade emocional que ocupou os encontros levou à elucidação de fantasmas transgeracionais de cada um dos pais, permitindo que houvesse uma transformação gradativa na dinâmica familiar. A nomeação de conteúdos que se mantinham camuflados por essas angústias abriu espaço para que outros conflitos inter-relacionais do casal parental pudessem ser confrontados.

 

O bebê foi importante coadjuvante da dinâmica que acontecia nas sessões, reagindo afetivamente de modo surpreendente e decisivo para a resolução da trama colocada na cena psicanalítica.

 

A partir dessa experiência clínica, reitera-se a importância e especificidade dessa modalidade de intervenção psicanalítica e a importância do olhar atento do pediatra para os sinais de risco que são comunicados nas consultas de puericultura e que demandam cuidadosa avaliação e discriminação do profissional de saúde mental.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: sinais de risco, autismo, intervenção precoce, relação pais-bebê

 

 

Cristiane da Silva Geraldo Folino, Psicóloga. Psicanalista pelo Formação em Psicanálise e Intervenção precoce nas relações Pais-bebê pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, membro do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de SP. Professora / Supervisora da UNIP.

 

Denise de Sousa Feliciano, Psicóloga e Psicanalista, doutora em psicologia do desenvolvimento pela IPUSP/SP, com especializações em Psicopatologia do Bebê pela Université Paris 12/USP e Psicanálise com Crianças pelo Sedes Sapientiae; membro do Depto de Saúde Mental e de Aleitamento Materno na Sociedade de Pediatria de SP; Membro filiado na Sociedade Brasileira de Psicanálise.