IMPACTOS DAS TRANSFORMAÇÕES NA SUBJETIVIDADE DAS CRIANÇAS DE NOSSO TEMPO E ATRASO DE LINGUAGEM

 

Marta Gonçalves Gimenez Baptista

Clínica Interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli

 

 

Eixo temático – CLÍNICA DA PRIMEIRA INFÂNCIA – INTERVENÇÃO PRECOCE

 

 

RESUMO

 

O trabalho com crianças demanda, sobretudo, uma projeção para o futuro por estarmos lidando com sujeitos em pleno desenvolvimento. Os pais acompanham e se preocupam com o desenvolvimento de seus filhos e os preparam para um futuro que não é possível saber como será.

 

A criança contemporânea, portanto, recebe uma exigência social onde tudo remete ao imediatismo. Mas e se a criança apresenta um tempo diferente do que é o esperado? E se essa criança não fala, não olha, não interage, não se interessa pelos brinquedos ou não brinca, como vemos em alguns casos.

 

As crianças que falam pouco ou que não falam nada, que não constroem narrativas, que repetem a fala do outro apenas, trazem muitas questões para a clínica fonoaudiológica.

 

O fonoaudiólogo que trabalha com a tenra infância é convocado a responder sobre um pequeno que está em pleno desenvolvimento, em plena aquisição e ,portanto, sofre vicissitudes durante esse percurso.

 

Para perceber o que acontece com a criança nesse momento tão inicial de constituição é necessário muitas vezes articulações com outras áreas; compreender o que acontece no cruzamento entre o que é do orgânico, do psíquico e do social para o entendimento dos casos clínicos e se há algum desses fatores preponderante ou que justifique as dificuldades manifestadas e representadas pela falta de linguagem.

 

Para tanto se propõe apresentar reflexões clínicas sobre crianças entre 2 e 4 anos que apresentam como queixa atraso na aquisição de linguagem e que muito cedo foram diagnosticadas como patológicas.

 

A discussão sugere pensar sobre o que é da subjetividade da criança e o que é da exigência do mundo contemporâneo como temos acompanhado frequentemente nos casos de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças pequenas na clínica da infância.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: linguagem; diagnóstico precoce; transtornos da linguagem; linguagem infantil.

 

 

Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Fonoaudióloga clínica, doutora em Fonoaudiologia pela PUC/SP, profª convidada do curso de extensão-Sedes“O falar da criança”; autora do livro: Interdisciplinaridade no processo diagnóstico e conduta em crianças c/ Distúrbios de Linguagem (CRV, 2017).