Trabalhos
 

 

Resumo

NA ADOÇÃO A BUSCA DA ORIGEM E VERDADE QUESTIONAM AS FUNÇÕES PARENTAIS E O TRANSGERACIONAL

Autora: Alicia Beatriz Dorado de Lisondo

Psicoanalista de la Sociedad Brasileira de Psicoanalísis de San Pablo Brasil (SBPSP): Brazilian Psychoanalytic Association; Psicoanalista de Niños y Adolescentes reconocida por la International Psychoanalytical Association; Analista Didacta la Sociedad Brasileira de Psicoanalísis de San Pablo Brasil (SBPSP); Profesora del Instituto la Sociedad Brasileira de Psicoanalísis de San Pablo Brasil (SBPSP); co - coordenadora del Grupo de Estudios y Investigación sobre Adopción y Orfandad Mental en la Sociedad Brasileira de Psicoanalísis de San Pablo Brasil (SBPSP); Miembro del Núcleo de Campinas y Región desde su fundación; Premio José Bleger pela Asociación Psicoanálitica Argentina, 1976.

A complexidade da adoção permite aprofundar a função materna e paterna na constituição do psiquismo humano. No filme "Segredos e Mentiras" de Milke Leigh é possível aprofundar a adoção simbólica da filha preta e os transtornos no desenvolvimento emocional da filha, nunca adotada psiquicamente, que convive com a mãe biológica.

A curisiodade sobre a origem para realizar um processo de historização, o complexo fraterno entre filhos biológicos e adotados na prole, assim como a verdade possível como alimento mental ao invés do veneno da mentira e os segredos são abordados.

As investigações na psicanálise contemporânea abordam, a influência da transmissão psíquica entre as gerações: o intergeracional e transgeracional. Conceitos estes, que não podem ser usados como modelos únicos para tudo explicar e dissecar a complexidade humana. Me permito, após a exposição das idéias fundamentais sobre este tema, pincelar hipóteses sobre os personagens do filme.

O transgeracional permite aprofundar a transmissão psíquica. Ela é consciente e inconsciente, positiva e negativa, moral, intelectual, ou psíquica, mas nunca passiva. Ela se constrói numa dinâmica relacional de movimento duplo, entre duas ou mais gerações. A vida psíquica dos pais  porta vozes dos ancestrais  é transmitida à prole através de alianças, pactos e contratos inconscientes. Mas há no entanto, uma realidade intrapsíquica construída no ser humano, que difere da realidade material. A identificação inconsciente é o mecanismo desta transmissão genealógica.

Através dessa transmissão, elos são criados. Eles sustentam a cadeia da espécie (Freud, 1914) e garantem a conservação das aquisições e o potencial de continuidade da humanidade. A transmissão intergeracional está pautada pelo trabalho de ligação. Ela é transformadora. O herdeiro beneficiário pode aceder ao processo de subjetivação porque sua singularidade è respeitada numa relação de alteridade. Há diferenciação entre as gerações, numa constelação edípica, aberta ao futuro.

 As transmissões transgeracionais se dão através e não entre as gerações. Nelas há uma herança traumática maldita, alienante. A nova geração pode estar aprisionada num cativeiro como serviçal. Missões,  projetos identificatorios (Aulignier, 1993),  mandatos transgeracionais (Lebovici, 1980, 1995), transmissões radioativas (Gampel, 1999) são uma tentativa de superar as questões não elaboradas ou suspensas no psiquismo da instância parental, e dos antepassados na cultura. Nestas constelações patológicas as transformações são difíceis assim como o alcance da significação.