Trabalhos
 

 

Resumo

HIGIENISMO E PSICANÁLISE DA CRIANÇA NO BRASIL

Autora: C.Lucia Montechi Valladares de Oliveira

Psicanalista e professora do Curso de especialização em Teoria Psicanalítica  Cogeae/PUC-SP e do CEP. Autora do livro História da psicanálise. São Paulo: 1920-1969. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2006.

Analisando as condições de possibilidade da implantação da psicanálise no Brasil, o trabalho procurará destacar como a criança tornou-se objeto das preocupações dos primeiros difusores desse saber no país. Serão enfatizadas, notadamente, as primeiras experiências institucionais, as Clinicas de Orientação Infantil, implantadas nos anos 30, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Elas integram os diversos dispositivos de controle de políticas sociais criados no âmbito do Movimento Higienista, em particular no momento da junção dos sistemas de Saúde Pública e de Assistência médico-pedagógica, enquanto projeto de modernização das estruturas do Estado Brasileiro.

Buscará mostrar como essa pratica, em plena correspondência com os dispositivos, estratégias e conteúdos da ideologia totalitária de Vargas na formação de uma juventude sã, instruída e patriótica, ao beneficiar a dimensão psicológica do discurso sobre a  anormalidade, tornou-se um instrumento do processo pedagógico e ao mesmo tempo um apoio para o discurso dominante, cujos pilares eram a ordem, a família, a pátria, a moral, o trabalho, a disciplina.