Trabalhos
 

 

Resumo

MENINA OU BONECA?
DA ALIENAÇÃO CONSTITUITVA À ALIENAÇÃO SINTOMÁTICA E SEUS EFEITOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO.

Autora: Cláudia Aparecida Barros Sagula

Psicanalista Graduação em Psicologia; Pedagogia; Pós-Graduação em Psicopedagogia; Formação no Sedes em Psicanálise Teoria e Clínica em 2008;

Trata-se do relato do atendimento de uma criança de 3 anos e meio que não acedeu à linguagem recorrendo ao corpo enquanto manifestação sintomática, apresentando um quadro convulsivo grave. Ou seja, o corpo como lugar do gozo e da dor.

Apresento trechos das entrevistas com os pais que oferecem elementos da história do casal, suas fantasias em relação à criança, a relação com a mesma e suas manifestações sintomáticas. Fazendo uma articulação da queixa com a história da criança e seus pais.

Também relato alguns trechos de sessões com a criança a fim de embasar minha hipótese diagnóstica, na direção da psicose infantil.

Teoricamente proponho pensar a relação mãe-bebê atravessada por questões impeditivas para a constituição do sujeito e o acesso a linguagem. O que permitiu criar o tema em forma de questão Menina ou boneca? Ou seja, um corpo erógeno ou um autômato?

Trabalho conceitos essenciais como: Constituição do EU, identificação, narcisismo primário, recalque, alienação-Separação e a transferência no trabalho com crianças psicóticas.