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Resumo

EIXOS DE LEITURA CLÍNICA NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS, DETECÇÃO DE SINAIS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO NOS PEQUENINOS E CONSTRUÇÃO DE DIREÇÕES DE TRATAMENTO

Autora: Cristina Keiko Inafuku de Merletti (Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica)

Psicóloga, psicanalista, coordenadora de Grupo de Pais e membro do Núcleo de Intervenção à Primeira Infância do Lugar de Vida Centro de Educação Terapêutica.

O presente trabalho pretende apresentar 4 eixos como operadores de leitura e de estudo dos casos clínicos de crianças atendidas no Lugar de Vida Centro de Educação Terapêutica: o brincar e o estatuto da fantasia; a imagem inconsciente do corpo; as formações da lei e; a posição na linguagem. Serão abordados, o percurso de um caso de uma criança com 2 anos e meio recebida para avaliação diagnóstica, e as avaliações atuais sobre o efeito do tratamento desenvolvido no Lugar de Vida. A partir da análise do caso, verifica-se que o processo de aquisição de linguagem é um eixo fundamental e, possível  divisor de águas , no destino da constituição psíquica da criança na primeira infância, em direção à neurose, à psicose ou ao autismo.

A utilização dos eixos de leitura dos casos clínicos permite também ao profissional, traçar uma direção de tratamento mais precisa que contemple o tempo cronológico do desenvolvimento da criança e o tempo lógico de sua constituição psíquica. Verifica-se também, através destes eixos, que há sinais precoces de risco para a constituição psíquica e cognitiva de uma criança que, se detectada a tempo, no tempo mesmo da primeira infância, possibilitará aos profissionais que trabalham com o infante, uma intervenção mais eficaz e possivelmente a retomada do curso da subjetivação e da aprendizagem nestes pequeninos.

Talvez não tenha sido por acaso que, o primeiro caso clínico de criança estudado por Freud, tenha sido de um menino de 5 anos, cuja intervenção, neste tempo da primeira infância e do complexo edípico, possibilitou à criança uma neurose percorrida na direção de uma cura. Coube então aos pós-freudianos, assim como o tomou Lacan, o trabalho de pesquisar mais detidamente nas configurações das estruturas psicóticas e cujas articulações no campo da linguagem permitiram aos profissionais novas perspectivas a respeito da cura em psicanálise.

É diante destes referenciais e de uma clínica sempre viva, que o Núcleo de Intervenção na Primeira Infância NIPI, do Lugar de Vida, destaca o tempo da primeira infância como um tempo fundamental e fundante, tanto das aquisições e desenvolvimento corporal, quanto das aquisições de linguagem, da entrada no campo simbólico e da própria constituição psíquica do sujeito. Tempo, que pela rapidez, riqueza e sutileza das produções e assimilações da criança, pede a todo adulto que se encarregue delas, sejam seus pais, educadores, psicanalistas ou médicos, que não deixem este tempo passar...