Trabalhos
 

 

Resumo

UMA ESCOLA PARA PAIS?

Autora: Daniela Teperman

Psicóloga, psicanalista, doutoranda na Faculdade de Educação da USP, autora do livro Clínica com bebês: uma intervenção a tempo(editora Casa do Psicólogo, 2006) e co-organizadora do livro O que os bebês provocam nos psicanalistas (editora Escuta, 2008)

Em reportagem recente, o Caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo* divulgou a abertura na Espanha de uma Universidade de Pais, que pretende  ensinar adultos a educar seus filhos e cuja proposta é  monitorar os pais desde o último trimestre de gravidez até os 16 anos da criança, por meio de aulas organizadas por especialistas e fundamentadas em princípios da pedagogia e da psicologia .

Segundo Lebrun (2008)** vivemos atualmente uma crise inédita da legitimidade. Crise que se manifesta em uma geração de pais que não reconhece para si a legitimidade de dever significar interdições aos filhos***. Quais os determinantes deste mal-estar parental contemporâneo?. Quais os efeitos quando se apresenta como solução a este mal-estar uma escola para pais?

A contemporaneidade parece responder a estas questões propondo que os pais tornem-se, eles mesmos, especialistas. O discurso da ciência apresenta-se como solução e na proposta de uma escola para pais, estes são infantilizados e destituídos de seu saber. São enfatizados aspectos que contribuíram para este mal-estar parental atual: a indiferenciação entre adulto e criança, e a indiferenciação dos lugares materno e paterno.

O presente trabalho pretende investigar as incidências desta crise no exercício das funções parentais na clínica com crianças. Pretende ainda examinar se a psicanálise, além de ancorar uma leitura sobre a incidência das modificações da vida coletiva no psiquismo do sujeito e nas funções parentais, poderia também sustentar um dispositivo para a escuta de pais.

Nesta direção, examinaremos a obra de Françoise Dolto - psicanalista que demonstrava uma especial sensibilidade à condição dos pais - mais precisamente o trabalho desenvolvido na Maison Verte. A Maison Verte é uma instituição de acolhida pais-crianças, que conta com a presença de profissionais formados em psicanálise e no qual a interdição é legitimada.

* Reportagem publicada no dia 12 de fevereiro de 2009
** LEBRUN, J.P. A perversão comum viver juntos sem outro. Rio de Janeiro: Campo matêmico, 2008.
*** Constatação cuja relevância é identificada pelo autor ao verificar que o poder público, na Bélgica, vem pensando em organizar um sistema de apoio à parentalidade.